CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE

20 out
OMS PREPARA DECLARAÇÃO DO RIO SOBRE POLÍTICAS DE SAÚDE

As estratégias para o enfrentamento global e local das desigualdades sociais que geram as iniquidades em saúde são tema de debate internacional nesta quinta-feira, 20 de outubro, durante a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde. O evento é promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio do Ministério da Saúde e da Fiocruz, e reúne no Forte de Copacabana,no Rio de Janeiro, chefes de Estado, pesquisadores e representantes de movimentos sociais de 120 países até esta sexta-feira, 21 de outubro. Ao final do evento, o lançamento da Declaração do Rio oficializará o compromisso dos países signatários com o enfrentamento das desigualdades sociais e das iniquidades em saúde.

Durante a coletivade imprensa que abriu o evento, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, e oministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentaram as principais estratégias e desafios para a melhoria das condições de vida e saúde das populações, em escala global e local. “É fundamental garantir o acesso a serviços sociais, como saúde, educação, água e saneamento e ter a certeza de que todos tenham condições adequadas de habitação e nutrição. Sem esses fatores, não há desenvolvimento; não há sociedade sustentável”, declarou adiretora geral da OMS.

Parao ministro da Saúde, a oportunidade de sediar a Conferência Mundial sobreDeterminantes Sociais da Saúde reflete a tradição brasileira no campo da saúde: “Somos um dos poucos países em todo o mundo em que a Constituição Federalestabelece uma visão ampliada da saúde, como direito de todos e dever doEstado. A opção por enfrentar os determinantes sociais que impactam a saúde estáalinhada aos princípios democráticos e ao ideário do SUS”. Padilha também chamaatenção para problemas persistentes, que precisam ser enfrentados. “Apesar detodos os avanços – como a redução em 40% da incidência de tuberculose no país,nos últimos dez anos – ainda somos um país profundamente desigual e o acessoaos serviços da saúde é uma expressão dessa desigualdade”, reconhece.

Nestaquinta-feira, os mais de 500 delegados de 120 países – entre eles, mais de 50ministros da Saúde – estarão organizados em cinco eixos de debate sobre oenfrentamento das iniquidades em saúde: Governança para enfrentar as causas das iniquidades em saúde; O papel dosetor da saúde na redução das iniquidades em saúde; Liderança comunitária paraas ações sobre os determinantes sociais; Ação global sobre os determinantessociais; e Monitoramento e análise de políticas e resultados.

Destaques da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde nesta quarta-feira,19/10:

>> Brasil dobra produção de medicamento contra Chagas
>> Anvisa e OMS discutem acesso a medicamentos biológicos

Leia mais sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde:

>>Tem início as atividades da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

>> Rio de Janeiro sedia Conferência Mundial de Saúde

>> Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde: Experiências Brasileiras em Foco

>> Saúde para além da Biologia


About these ads

Uma resposta para “CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE”

Trackbacks/Pingbacks

  1. CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE | Africas - 20/10/2011

    [...] Elos da Saúde Notícias Relacionadas CMDSS | Ministra defende políticas sociais para a CDMSS | Conferência debate determinantes sociais da Saúde Padilha convida maranhenses a participarem da 14ª Conferência Conferência Mundial reúne chefes de Estado para debater Seminário Determinantes Sociais em Saúde na ENSP Seminário na ENSP sobre determinantes sociais em saúde Seminário na ENSP sobre determinantes sociais em saúde Seminário na ENSP sobre determinantes sociais em saúde Compartilhar/Favoritos [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 730 outros seguidores