AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 25 a 31 de agosto

24 ago

MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE

Na última semana de agosto, o Mês de Valorização da Paternidade continua a movimentar unidades de saúde, escolas e outros espaços de promoção da saúde. No sábado, 25 de agosto, a CAP 3.3 promove eventos sobre amamentação e paternidade na Praça Nossa Senhora das Dores, em Pavuna, e no Parque Madureira. A mobilização conta com a participação de profissionais de diversas unidades de saúde: CF Epitácio Soares Reis, PSF Nascimento Gurgel, CMS Carmela Dutra, CMS Alberto Borgerth e CF Souza Marques. O CMS Américo Veloso, em Ramos, dá continuidade às atividades da semana passada, com uma programação divertida preparada pelo RAP da Saúde. Na quinta-feira, dia 30, pais e filhos que comparecerem à unidade poderão tirar uma “foto maluca”, com adereços para lá de engraçados, e compartilhar declarações de amor e um mural montado especialmente para a ocasião.  Também no dia 30, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, promove a palestra “O pai na educação”, na Escola Municipal Francisco Sertorio Portinho. O Mês de Valorização da Paternidade também continua no CMS Dr. Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, que promove consultas de pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h.  Também às terças e quintas, às 10h, são realizadas atividades em grupo sobre amamentação. E de segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde, todos os setores de atendimento da unidade estarão empenhados na divulgação da campanha, por meio de ações de sala espera. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Acompanhe a página do Mês de Valorização da Paternidade no Facebook.

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS
V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade comemora os 10 anos do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que atua na valorização da paternidade.O evento será realizado dia 29 de agosto, de 9h às 17h. Participe pelo Twitter, enviando mensagens para @elosdasaude. A programação é composta pelos painéis Homem, pai, profissional, promotor de saúde; Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai; Apoio ao cuidado paterno na escola e na sociedade; e Paternidade participativa e suas interfaces com políticas e projetos da SMSDC-RJ. O RAP da Saúde participa com uma esquete teatral sobre o tema da paternidade, que será apresentada pelos jovens surdos do Polo Masao Goto.

PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO
Dia 30 de agosto, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) promove o VIII Fórum de Debates sobre Paternidade e o II Seminário de Pesquisa e Vivência sobre Corpo, com o tema Paternidade, Corpo e Aleitamento. O evento acontece de 8h às 12h, no IPPMG/UFRJ (Rua Bruno Lobo, n. 50, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro). Interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição até 27 de agosto para corpopaternidade2012@gmail.com.

SAÚDE DA MULHER
A Saúde da Mulher no Pré-Natal, Parto e Puerpério é o tema da próxima Conversa Afiada, promovida pela Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra. O evento acontece na terça-feira, 28 de agosto, a partir das 14h, no auditório do Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga, nº 16, 2º andar, Cinelândia). Durante o encontro, serão compartilhadas experiências das superintendências de Maternidades, de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Saúde da Mulher, da SMSDC-RJ.

IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE
Foram prorrogadas até 31 de agosto, sexta-feira, as inscrições para o Curso de Especialização de Impactos da Violência na Saúde, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocuz) na modalidade a distância. O objetivo do curso é qualificar profissionais quanto às competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas em relação ao impacto da violência sobre a saúde. Desse modo, pretende fomentar a reflexão sobre as estratégias e práticas de vigilância, prevenção, promoção da saúde e cultura de paz e organização de serviços para atenção integral às pessoas em situação de violências. Estão disponíveis 90 vagas para gestores e profissionais lotados em diversas áreas da saúde. Acesse o edital do curso e faça sua inscrção.

 

AMOSTRA GRÁTIS NO SALGUEIRO
O Morro do Salgueiro recebe neste sábado, 25 de agosto a segunda edição da Amostra Grátis – iniciativa do grupo Norte Comum que promove atrações gratuitas na Quadra Raízes da Tijuca. A programação acontece de 15h30 às 23h e conta com a participação de artistas brasileiros e estrangeiros e apresentações de soul, funk, hip hop, rap, samba e coco. Acesse a página do evento do Facebook.

Uma palhinha do que vai rolar na Amostra Grátis:

Deixe um comentário