VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: você não pode faltar

22 abr

Começa hoje, 22 de abril, e vai até 9 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a iniciativa visa imunizar idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. Na cidade do Rio de Janeiro, a meta é vacinar cerca de um milhão e meio de pessoas. Para isso, mais de 200 salas de imunização estarão à disposição da população carioca, em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde da cidade, de 8h às 17h. Somente na quarta-feira, 23 de abril, feriado estadual de São Jorge, as unidades não abrem. E no sábado, 26, o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, postos de vacinação avançados serão montados em igrejas, centros comunitários, creches, dentre outros locais.

campanha nacional de vacinação contra a gripe

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado:H1N1; H3N2 e influenza B. A faixa etária da campanha foi ampliada – no ano passado foram imunizadas crianças de até dois anos – porque, em 2013, as taxas por internação por gripe m crianças menores de cinco anos chegaram ao mesmo patamar dos idosos. A medida protege tanto a criança que recebe a vacina, como, indiretamente, os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.

A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan e pela Sanoti Pasteur, é constituído por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é realizada todos os anos, sempre antes do inverno, porque a produção de anticorpos pelo organismo tem inicio de duas a três semanas após a imunização. Por isso, é importante que os grupos recomendados da população tomem a vacina durante a campanha. Assim, quando chegar o inverno, todos já estarão protegidos.

Para ser vacinado contra a gripe no Rio de Janeiro, basta ir a uma das salas de imunização, nos Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família, portando um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação. As crianças devem tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira. Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica com a indicação do imunizante e mulheres no pós-parto um documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

Deixe um comentário