BRINQUEDO VIRA RUA, RUA VIRA BRINQUEDO

11 mar

A rua que queremos. A cidade que queremos. A criança e a cidade.

Este é o mote da mostra Brinquedo Vira Rua, Rua Vira Brinquedo, que acontece de 15 a 17 de março no Adolescentro Paulo Freire, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. A iniciativa, protagonizada por jovens do RAP da Saúde e do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha , propõe o debate sobre saúde e cultura, com foco na primeira infância.

Saúde na infância é tema de debates e atividades lúdicas em evento do Adolescentro Paulo Freire

A mostra será oportunidade para apresentação das ações e propostas desenvolvidas pelo grupo de jovens do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha e do RAP da Saúde, do Adolescentro Paulo Freire, e para abrir um debate sobre a possibilidade de criação de um espaço lúdico para crianças e pais, tendo jovens como mediadores.

Durante o evento, serão abordados temas como maternidade, paternidade, gravidez na adolescência e cuidados com a primeira infância, por meio de debates, rodas de bate-papo e atividades lúdicas, como criação de brinquedos, contação de histórias, exibição de filmes e fotografias.

Mostra Brinquedo Vira Rua, Rua Vira Brinquedo
De 15 a 17 de março, no  Adolescentro Paulo Freire, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare
(Av. Niemeyer, 776, 12° andar, São Conrado)

  • Terça-feira, 15 de março

>> 10h às 12h – Mesa de abertura
Participantes: Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), diretoria do Adolescentro Paulo Freire, jovens do RAP da Saúde e coordenadores do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha

>> 14h às 16h30 – Criação de brinquedos e contação de histórias
Participantes: Alunos da Escola Municipal Rinaldo De Lamare

  • Quarta-feira, 16 de março

>> 10h às 16h – Exibição do filme Endemia de Ratos e roda de bate-papo sobre o tema A rua que queremos.A cidade que queremos. A criança e a cidade.
Participantes: ONG Viramundo e jovens do RAP da Saúde, da Plataforma de Centros Urbanos e do CIEP Ayrton Senna

  • Quinta-feira, 17 de março

>> 10h às 12h – Criação de brinquedos e contação de histórias
Participantes: Crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

>> 14h às 16h – Debate sobre a Primeira Infância
Participantes: Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) e da Rocinha, diretoria do Adolescentro Paulo Freire, jovens do RAP da Saúde e coordenadores do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha

5 Respostas to “BRINQUEDO VIRA RUA, RUA VIRA BRINQUEDO”

  1. Rosa Negire 13/03/2011 às 19:51 #

    Parabéns pelo evento. Boa sorte e longa vida.

  2. Andrea Sant Anna 14/03/2011 às 10:53 #

    Maravilhoso trabalho! Desenvolvo o projeto Joao-de-Barro ( iniciacao na arte da ceramica)ha bons anos na cidade de Teresopolis em escolas, ongs, atelies e em contacoes de historia ( atualmente levando historias e modelagem do passaro joao-de-barro, simbolo do pequeno construtor consciente). Sempre aliei arte, educacao e construcao de consciencia para sermos melhores e tornarmos nossa vida, melhor. Parabens por esse fundamental e belo trabalho!

    • Lucas Pablo 15/03/2011 às 10:46 #

      Olá queridos, faço parte da organização do evento e fico muito feliz ao ler esses comentários. Obrigado Rosa e Andrea. Andrea, trabalho em um projeto sócio-cultural na Rocinha desde os 16 anos, e me descobri á partir dessa ação. Aqui na Rocinha temos um fórum de cultura que junto gestores na área de saúde, educação, cultura, esporte, e todo evento realizado sempre tem a colaboração de todos.
      A aliança(ou parceria) é fundamental pois fortalece nossas ações em vários sentidos. Obrigado por contar sobre esse belo trabalho e parabéns. Se possível, venha nos visitar durante a Mostra ou em outro momento e ficarei feliz em lhe apresentar nosso trabalho.

      Abraço aos queridos amigos de caminhar.

      • Viviane 17/03/2011 às 03:07 #

        Queridos,
        Estou muito frustrada!! Esta semana está terrível e não estou conseguindo encontrar uma brecha para ir ver o trabalho de vocês. Cleo fez mil elogios! Parabéns!

  3. everton 16/03/2011 às 16:00 #

    trabalho maravilhoso onde envolve varios jovens
    e muita brincadeira

Deixe um comentário