PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 04 a 08 de julho

3 jul

Rádio Catedral divulga Mês de Prevenção das Violências no Namoro

Nesta quinta-feira, 7 de julho, o programa Vox Populi, da Rádio Catederal, recebe a coordenadora do Rap da Saúde, Luiza Cromack, e a pesquisadora Queiti Moreira, da Fiocruz, para uma conversa sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, comemorado em junho. O programa vai ao ar às 18h e para ouvir bastar sintonizar o dial em 106,7 FM ou acessar o site da Rádio Catedral.

Seminário Internacional de Políticas de Juventude

Acontece nestas quinta e sexta-feiras, dias 7 e 8 de julho, no Arquivo da Cidade, o Seminário Internacional de Políticas de Juventude, organizado pela Coordenadoria da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Arquivo da Cidade fica na Rua Amoroso Lima, 15, na Cidade Nova, ao lado do prédio dos Correios.

Durante o evento, serão apresentados projetos e programas envolvendo cidadania ativa; empregabilidade e formação profissional; saúde; educação e direitos humanos; programas de intercâmbio; e informação juvenil e comunicação.

Experiências de protagonismo juvenil serão apresentadas em painéis temáticos e em uma feira de organizações internacionais, que contará com a participação do Rap da Saúde. Ao final do evento, uma rodada de reflexões debaterá oportunidades para o desenvolvimento de programas no Rio de Janeiro. Confira a programação completa do Seminário Internacional de Políticas de Juventude.

Fala, comunidade!

Nestas quinta e sexta-feiras, dias 7 e 8, o Teatro Carlos Gomes, no Centro, será palco do XI Fala, Comunidade!

Realizado pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), com o apoio da Gerência do Programa de DST-HIV/AIDS e da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, o evento é oportunidade para apresentação de experiências de educação, prevenção e promoção da saúde desenvolvidas por lideranças comunitárias em parceria com unidades de saúde.

A coordenação do evento dispõe de recursos para elaboração de posters sobre experiências inovadoras de participação comunitária relacionadas aos determinantes sociais da saúde, como masculinidades, paternidade, diversidade sexual, população negra, prevenção da violência, adolescência e juventude. Inscrições e mais informações pelo telefone (21) 3852.0080.

Oi Kabum! recebe inscrições

Estão abertas até 11 de julho, segunda-feira, as inscrições para a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro – uma parceria do Oi Futuro com o Centro de Criação da Imagem Popular (CECIP). Serão selecionados 90 jovens com idades entre 16 e 21 anos para estudar Arte Digital, Computação Gráfica, Design Gráfico, Design Sonoro, História da Arte e Tecnologia, Fotografia, Oficina da Palavra, Vídeo e Web Design. O curso é gratuito e tem duração de 18 meses. As aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h, em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54).

Para se inscrever é preciso morar no município do Rio de Janeiro, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista em escola particular, ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (R$ 545), disponibilidade para o horário das aulas e conhecimento básico do uso de computador. Preencha o formulário online e inscreva-se! 

Arraiá na Maré

Anarriê! Esta quarta-feira, dia 06, é dia de arraiá no Adolescentro Augusto Boal, no CMS Americo Veloso (Rua Gerson Ferreira, 100 – Piscinão de Ramos). A festa tem início às 15h e será repleta de comidas típicas e brincadeiras, como a quadrilha e um casamento na roça, encenado pelos participantes do grupo de teatro do Adolescentro Augusto Boal.

Síndrome de Down em cena

A Cia de Teatro Atores de Laura conclui esta semana a série de apresentações realizada em unidades de saúde do Rio de Janeiro desde o final do ano passado. O encerramento acontece dia 8 de julho, sexta-feira, às 14h, na SMSDC-RJ, no Auditório Meri Baran (Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio I, 8º andar, sala 852 – Cidade Nova). O espetáculo escolhido é a leitura Dramática do livro O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, que aborda as dificuldades e as vitórias de criar um filho com Síndrome de Down. As vagas são limitadas, faça a sua inscrição!

Conferência Distrital de Saúde da AP 5.2

Nesta sexta-feira, dia 8, a SMSDC-RJ promove a Conferência Distrital de Saúde na AP 5.2. A reunião será realizada às 16h, no Sindicato dos Professores no Município do Rio de Janeiro (SinproRIO).

3ª COMSAM-Rio promove pré-conferências

Nesta semana, a comissão organizadora da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (3ª COMSAN-Rio) dá continuidade à série de pré-conferências regionais. Cada encontro reunirá até 150 participantes, entre representantes de setores da sociedade civil, do poder público e de instituições privadas com ou sem fins lucrativos com atuação na área de abrangência da pré-conferência. O credenciamento dos participantes será feito no dia e local das pré-conferências, das 8h às 9h.

A 3ª COMSAN-Rio será realizada nos dias 27 e 28 de julho e, como etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, seguirá o lema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos. Entre os objetivos da 3ª COMSAN-Rio estão a definição de compromissos para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6° da Constituição Federal, e a implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo, com a participação da sociedade. O evento também será oportunidade para a eleição dos delegados municipais com direito a voz e voto na Etapa Estadual da 4ª CNSAN.

Os debates da 3ª COMSAN-Rio serão pautados por três eixos temáticos: Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar; Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; e Sistema e Política Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Confira a agenda das pré-conferências municipais:

::: 06 de julho, quarta-feira
Área 4 : 6ª CAS – 6ª CRE – Deodoro – 8ª CAS – 8ª CRE – Bangu
Bairros de abrangência: Acari, Anchieta, Barros Filho, Coelho Neto, Costa Barros, Guadalupe, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Ricardo de Albuquerque, Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Gericino, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Vila Militar.
Local: SEST/SENAT, na Estrada do Camboatá, nº 135, Deodoro, Rio de Janeiro

::: 07 de julho, quinta-feira
Área 5: 1ª CAS – 1ª CRE – Centro – 2ª CAS – 2ª CRE – Vila Isabel – Laranjeiras
Bairros de abrangência : Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde, Vasco da Gama, Alto da Boa Vista, Usina, Muda, Andaraí, Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Grajaú, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Maracanã, Praça da Bandeira, Rocinha, São Conrado, Tijuca, Urca, Vidigal, Vila Isabel.

Local: Auditório da 1ª CAS, Praça Pio X 119, 9ºandar – Candelária – Centro, Rio de Janeiro

::: 08 de julho, sexta-feira
Área 6: 7ª CAS – 7ª CRE – Jacarepaguá
Bairros de abrangência: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia Jacarepaguá, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Joá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.
Local: auditório do SESI, na Av. Geremário Dantas, nº 342 Tanque, Rio de Janeiro

Mais informações podem ser obtidas junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio), pelo telefone (21) 2976-2357 ou através dos emails consea-rio@pcrj.rj.gov.br; secretariaconsea@yahoo.com.br

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s