PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 1º a 06 de agosto

31 jul

Mês de Valorização da Paternidade

Conhecido como o mês dos pais, agosto é, também, o Mês de Valorização da PaternidadeO período é oportunidade para realização de atividades que reconheçam e incentivem o envolvimento dos pais no cuidado com os filhos. No Rio de Janeiro, diversas atividades de promoção da saúde e valorização da paternidade já estão agendas.

Acesse a página do Mês de Valorização da Paternidade e participe!

Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial da AmamentaçãoWorld Breastfeeding Week, em inglês – acontece todos os anos de 1º a 7 de agosto, em mais de 170 países. Este ano, a mobilização em prol do aleitamento materno aborda o tema Comunique-se! Amamentação – uma experiência em 3D. O objetivo é reconhecer a importância da comunicação na promoção, proteção e no apoio à amamentação e discutir as possibilidades abertas pela internet e as redes sociais digitais.

Na quinta-feira, 04 de agosto, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promove um Centro de Estudos sobre o tema, de 10h às 12h30, em sua sede, no Flamengo. Além de debates sobre estratégias de comunicação para o aleitamento materno, a programação inclui a I Mostra de Fotos de Amamentação do Banco do Leite Humano do IFF e a solenidade de recebimento do selo de revalidação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

I Seminário Municipal de Regulação do Rio de Janeiro

Estão abertas até 03 de agosto (quarta-feira) as inscrições para o envio de pôsteres para o I Seminário Municipal de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Convenções Sul América. Com o tema A regulação assistencial organizando o acesso ao sistema único de saúde, o seminário aceita trabalhos relacionados a dois eixos temáticos: experiências exitosas na assistência e regulação e organização do acesso. As propostas devem ser submetidas através do email seminarioregulacao@gmail.com.

Acesse o regulamento para o envio de trabalhos para o I Seminário Municipal de Regulação da SMSDC-RJ.

Celebração da Saúde na Cinelândia

A CAP 1.0 promove nesta sexta-feira, dia 05, a Celebração da Saúde na Cinelândia. O Rap da Saúde integra a iniciativa e estará presente para multiplicar informações relacionadas à promoção da saúde através de materiais informativos e de apresentações de teatro e dança.

Conferências Distritais de Saúde

Esta semana, a SMSDC-RJ dá continuidade à rodada de conferências distritais de saúde no município do Rio de Janeiro. Na sexta-feira e no sábado, dias 05 e 06 de agosto, as reuniões acontecem na AP 3.3, às 17h, na Associação Comercial de Rocha Miranda (Av. dos Italianos, 629 – Rocha Miranda). Confira a programação completa das Conferências Distritais de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

Gênero, Raça e Etnia para Jonalistas

Estão abertas até 03 de agosto as inscrições para o Curso Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, que acontece dias 24 e 25 de agosto no Rio de Janeiro. A oportunidade terá edições também em outros Estados e é promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (ONU Mulheres), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ambas do Governo Federal.

Pedagogia Freiriana

O Departamento de Educação da PUC-Rio promove nesta sexta-feira, 05 de agosto, às 13h, o seminário A atualidade da pedagogia freiriana, ministrado por César Augusto Rossato, professor da Universidade do Texas em El Paso (UTEP).  César Rossatto é professor da UTEP e leciona cursos sobre pedagogía crítica, multiculturalismo crítico, justiça social e sociologia da educação. É especialista na filosofía de Paulo Freire, em teorías críticas, no contexto social da educação e em políticas organizacionais. É brasileiro e teve a oportunidade de conhecer e manter um diálogo acadêmico com Paulo Freire. Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Educação da PUC-Rio, pelos telefones (21) 3527.1815 ou (21) 3527.1816.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s