CAMPANHA: MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE

1 ago

AGOSTO: MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE

Acesse o relatório de atividades do Mês de Valorização da Paternidade

A participação afetuosa dos pais no cuidado com seus filhos é um processo que contribui para o bem estar de toda a família.

O envolvimento do pai em ações de saúde tem repercussão na redução de indicadores de mortalidade infantil, materna e de sífilis congênita. Por isso, o Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro define como uma de suas metas a implantação da iniciativa Unidade de Saúde Parceria do Pai em toda a rede Saúde Presente.

Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade é oportunidade para promoção de atividades que reconheçam e incentivem o envolvimento do pai. Este ano, o tema da campanha é a primeira infância. Exposições de fotografias, fóruns de debates, seminários, treinamentos e muitas outras atividades já estão agendadas.

E toda atividade é bem-vinda, participe!
Compartilhe as atividades desenvolvidas em sua instituição: envie um email para elosdasaude@gmail.com

A campanha é uma iniciativa do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas interessadas.

ATIVIDADES PARA VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Participe! Envie a programação de sua instituição para elosdasaude@gmail.com

Promovida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com o UNICEF, a I Semana do Bebê Carioca acontece de 22 a 28 de agosto com o objetivo de chamar a atenção para a valorização da primeira infância. A programação inclui a realização de seminário científico, dia 23 de agosto, na UERJ, e a promoção de evento de mobilização popular dia 28 de agosto, na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo (na altura da Rua Correa Dutra).

Todas as quartas-feiras do mês de agosto, a partir das 9h:

– Exposição de fotografias do Instituto PromundO
– Painel de fotografias Pais & filhos de todos os tempos
– Oficinas de Shantála
– Oficinas de recreação e brincadeiras para pais e filhos
– Roda de conversa com os pais
– Contação de histórias

  • Dia D da Saúde do Homem

O CMS Drª Maria Aparecida de Almeida participa da I Semana do Bebê Carioca e comemora, dia 25 de agosto, o Dia D da Saúde do Homem, dedicado à realização de consultas médicas e de exames laboratoriais para eles. A programação também inclui atividades culturais, como concursos de contação de histórias e de fotografias de pais e filhos. Confira a programação do CMS Dra Maria Aparecida de Almeida, da CAP 5.3, para o Mês de Valorização da Paternidade.

No sábado, 20 de agosto, a Clínica da Família Zilda Arns, da CAP 3.1, promove diversas atividades para a valorização da paternidade e a reflexão sobre o papel do pai na primeira infância. O evento acontece de 9h ao meio-dia. Confira a programação:

– Abertura: Coral Liga dos Brincantes
– Dança do Pororó
– Brincadeira da Múmia
– Enigma do Barbante
– Oficina de Pipas
– Oficina de brinquedos com material reciclado
– Reflexologia
– Grupo de Prevenção do Tabagismo
– Show de talentos, com premiação
– Entre de lembrancinhas
– Texto de valorização do pai

  • Fórum Interdisciplinar de Amamentação

Com o mote Leite materno, cuidado paterno, bebê saudável: um belo triângulo amoroso, o Fórum Interdisciplinar de Amamentação reunirá profissionais e gestores de saúde, docentes e estudantes para refletir sobre a relevância do aleitamento materno e da participação paterna no estímulo à amamentação, ao fortalecimento do vínculo e à promoção da saúde do bebê. O evento acontece dia 25 de agosto (quinta-feira), de 9h às 12h30, na Universidade Gama Filho – Campus Piedade (auditório E – prédio MR, 7º andar).  Confira a programação completa do Fórum Interdisciplinar de Amamentação.

Questões relacionadas ao corpo e à paternidade serão discutidas durante o I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo e o VII Fórum de Debates sobre Paternidade, que acontecem dia 26 de agosto, de 8h ao meio-dia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus da Ilha do Fundão. Além de palestras e mesas-redondas sobre paternidade e expressão corporal, a programação inclui exposição de fotografias sobre paternidade organizada pelo Instituto Pró-Mundo, o lançamento do livro A Selvagem Dança do Corpo, de Marcus Vinicius Machado de Almeida, e apresentação da Ciranda da Paternidade, coordenada pela musicoterapeuta Marly Chagas.

O evento é promovido pela UFRJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) e o Comitê Vida. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 12 de agosto, através do email eventos.terapiaocupacional.ufrj@gmail.comAcesse a programação completa e a ficha de inscrição para o I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo e o VII Fórum de Debates sobre Paternidade.

O CMS Dr. Henrique Monat, da CAP 5.1, promove a Semana de Valorização da Paternidade, entre os dias 08 e 11 de agosto (segunda a quinta-feira). A programação inclui palestras sobre saúde do homem, o relacionamento entre pais e filhos, o papel do pai na gestação e a valorização dos cuidados paternos,  declarações de pais, rodas de conversa e atividades de acolhimento nas salas de espera.  Durante toda a semana, pais e filhos participarão da montagem de um mural com frases relacionadas à paternidade. Conheça a programação do CMS Dr. Henrique Monat para a Semana de Valorização da Paternidade.

O CMS Drª Maria Aparecida de Almeida integra a mobilização Bebê sarado mama no peito e, de 08 a 10 de agosto, promove salas de espera, rodas de conversa e palestras sobre o cuidado com a mama na gestação, a importância da participação de toda a família na amamentação e os benefícios do aleitamento materno para a mãe e o bebê. No dia 13 de agosto (sábado), o tema da campanha é a vacinação, com o mote Pai animado quer seu filho vacinado.

 

>> Veja mais sugestões de atividades para o Mês de Valorização da Paternidade
MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE – MATERIAIS DE APOIO
Conhece algum material que não está na lista?
Envie sua sugestão para elosdasaude@gmail.com 
Anúncios

Uma resposta to “CAMPANHA: MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE”

Trackbacks/Pingbacks

  1. AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO” « Elos da Saúde - 19/07/2012

    […] >> Lembre: Mês de Valorização da Paternidade 2011 Compartilhe!CompartilharEmailImprimirGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s