BIBLIOTECA: Violência no namoro é tema de livro

25 ago

A violência entre os jovens brasileiros, no contexto do namoro e do “ficar”, é tema de livro organizado pelas pesquisadoras Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/Fiocruz).

Intitulado Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros, o livro é resultado de um estudo pioneiro, desenvolvido por pesquisadores de nove universidades públicas e da Fiocruz. A pesquisa envolveu mais de 3 mil jovens, com idades entre 15 e 19 anos, de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Recife e Teresina.

A obra aborda os novos contornos da juventude no século 21, que implicam também mudanças nas relações amorosas e consquentemente, nas manifestações de violências íntimas.

“Nosso intento não foi apenas criar um conhecimento novo; ele vai muito além da publicação do livro. Envidaremos todos os esforços possíveis para que as descobertas aqui apresentadas possam subsidiar políticas, programas e planos de ação nos campos social, educacional e de saúde”, defendem as pesquisadoras na apresentação do livro.

>> Leia entrevista com a pesquisadora Cecília Minayo

Em junho, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro mobilizou unidades de saúde e profissionais que atuam na área em torno da gentileza no namoro e da prevenção das diversas formas de violência nos relacionamentos.  O Mês de Prevenção das Violências no Namoro foi uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ),  em parceria com o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.

>> Conheça experiências de promoção da saúde e prevenção das violências no namoro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s