I CONFERÊNCIA CARIOCA DE JUVENTUDE: JOVENS EM AÇÃO

23 set

A I Conferência Carioca de Juventude, realizada no último fim de semana, 18 e 19 de setembro, reuniu mais de mil jovens de todo o Rio de Janeiro em debates e grupos de trabalho norteados por dois temas principais: Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil e O legado juvenil dos grandes eventos no Rio. Ao final da conferência, os jovens elegeram 10 prioridades para a cidade.

A I Conferência Carioca de Juventude é parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada entre 9 e 12 de dezembro, em Brasília. Os jovens do município do Rio se preparam agora para a II Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador, de 28 a 30 de outubro.

I Conferência Carioca de Juventude

Veja mais fotos da I Conferência Carioca de Juventude

Presente ao evento, a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde apresentou proposta para a definição de cota para a participação de portadores de deficiências na II Conferência Estadual de Juventude – aceita por unanimidade pela plenária – e moção para a democratização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi apoiada por toda juventude presente.

“Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessados e preparados para elaborar políticas públicas. A I Conferência Carioca de Juventude foi um momento histórico para nós e esperamos, agora, pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem”, avalia o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Bruno de Freitas.

Como evento preparatório à II Conferência Nacional de Juventude, a I Conferência Carioca de Juventude promoveu debates também sobre os eixos do evento que acontece em setembro: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.

Leia o depoimento de Dilma Cupti de Medeiros, gerente do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ):

“Gostaria de parabenizar as profissionais dedicadas, que mesmo se programando para comparecer apenas no sábado, diante do desejo dos adolescentes de participar também no domingo, se sensibilizaram, acionaram as famílias e a coordenação da conferência e garantiram a presença de um grupo de surdos, dos quais três jovens foram escolhidos para representar o Rio na II Conferência Estadual de Juventude.

Parabenizo o esforço e o apoio da CAP 5.1, da direção do CMS Professor Masao Goto e, em especial, a pediatra Ilda, a assistente social Mônica Arruda, a fonoaudióloga Cristina Justo, a técnica de enfermagem Maria do Carmo e a professora aposentada e voluntária Verônica Lima, sem as quais não teria sido possível a presença dos jovens  nesta histórica I Conferência Carioca de Juventude.

Não podemos esquecer que o SUS nasceu a partir de um movimento social em prol da saúde pública e da mobilização de diferentes setores da sociedade, que levaram à inclusão do capítulo do direito à saúde na Constituição Federal.

Participar faz bem à saúde. Os adolescentes e jovens, como sujeitos em desenvolvimento, precisam do nosso apoio, enquanto gestores, para o exercício da cidadania”.

>> Leia a cobertura completa da I Conferência Carioca de Juventude

>> Leia também sobre o Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo os Programas Internacionais, realizado em julho

Anúncios

5 Respostas to “I CONFERÊNCIA CARIOCA DE JUVENTUDE: JOVENS EM AÇÃO”

  1. Ivone Guedes 25/09/2011 às 10:21 #

    Fico orgulhosa e feliz por saber que, apesar de remarmos contra a maré, muitas das vezes, o resultado dos trabalhos é incontestável.
    Persistência, comprometimento e crença de que vale à pena todo esforço.
    PARABÉNS!!

  2. Veronica Lima 25/09/2011 às 17:37 #

    Agradecemos a oportunidade e o apoio oferecido para que os jovens surdos e ouvintes do RAP da Saúde participassem com louvor da 1ª Conferência Carioca de Juventude. Eles estão muito entusiasmados e cheios de ideias para serem discutidas, assim como na expectativa de que possam contribuir e participar das políticas públicas.

    Parabéns Anielle, Bruna, Lucas ( surdos), Marcos e Arthur, delegados eleitos para a 1ª Conferência Estadual de Juventude.
    Verônica Lima

  3. Cristina Justo 03/10/2011 às 20:12 #

    Gostaria de parabenizar os jovens Surdos eleitos como delegados tendo a importante missão de representar a comunidade Surda de sua cidade!!!!
    parabéns Lucas, Anielle e Bruna!!!

    Gostaria de agradecer a CAP 5.1 que tem apoiado o Projeto Parceria com o a participação dos jovens no RAP da Saúde.
    Cristina Justo

    • Veronica Lima 04/10/2011 às 01:56 #

      Parabenizo, além da CAP 5.1 que vem dando apoio ao Rap Masao Goto, ao Diretor José Antônio do CMS Prof.º Masao Goto que incentiva e apoia o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Parceria e agora ao Rap da Saúde.
      Obrigada parceiros!!!
      Verônica Lima

Trackbacks/Pingbacks

  1. 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO « Elos da Saúde - 28/10/2011

    […] >> Veja como foi a I Conferência Carioca de Juventude […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s