BIBLIOTECA: Lanche Saudável nas Escolas

4 abr

A promoção de cantinas saudáveis nas escolas, que já contempla a rede pública de educação, chega também às escolas particulares, por meio de acordo inédito entre o Governo Federal e a Federação Nacional das Escolas Particulares. A notícia foi dada nesta quarta-feira, 04 de abril, pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, em Brasília, durante evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesse sábado, 7 de abril.

A iniciativa prevê a distribuição do manual Cantinas Escolares Saudáveis: Promovendo a Alimentação Saudável, que traz informações sobre alimentação saudável, a interface entre saúde e educação e contextualiza as escolas como espaços de promoção da saúde. A publicação também traça um plano de seis meses para que as cantinas passem por uma reformulação e comecem a oferecer exclusivamente lanches nutritivos aos estudantes.

A iniciativa integra os esforços para prevenção da obesidade infantil e valoriza as escolas como um espaço de promoção da saúde, essencial à formação de hábitos alimentares. “O hábito alimentar começa a se formar na infância e esse hábito não é formado apenas em casa. A escola tem papel fundamental nesta educação”, destaca Padilha. A partir do acordo, a Fenep e o Ministério da Saúde definirão formas de reconhecer escolas cujas cantinas ofertam alimentos mais saudáveis, por meio de um selo de qualidade para as escolas que adotarem a alimentação saudável nas cantinas.

Obesidade infantil

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a OMS, um ambiente favorável às escolhas alimentares saudáveis para crianças é fundamental para redução da obesidade infantil.

Já na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso – em 1970, este índice estava em 3,7%. Neste grupo, o índice de massa corporal (IMC) – razão entre o peso e o quadrado da altura – deve ficar entre 13 e 17. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

Os maus hábitos alimentares dos estudantes brasileiros também podem ser constatados nos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. A avaliação apontou que apenas um terço dos alunos matriculados no ensino fundamental da rede privada consomem frutas e hortaliças em cinco dias ou mais na semana. Já refrigerantes e frituras fazem parte da rotina alimentar de 40% dos alunos.

>> Baixe o manual Cantinas Escolares Saudáveis: Promovendo a Alimentação Saudável

Anúncios

Uma resposta to “BIBLIOTECA: Lanche Saudável nas Escolas”

Trackbacks/Pingbacks

  1. DIA MUNDIAL DA SAÚDE « Elos da Saúde - 07/04/2012

    […] Brasil, o Dia Mundial da Saúde foi celebrado na quarta-feira, 04 de abril, em Brasília. Durante a cerimônia, o Ministério da Saúde e a Federação Nacional de Escolas Particulares assin… A medida é fundamental para promover a alimentação saudável entre as crianças e prevenir a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s