DIA MUNDIAL DE PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

6 abr

Dia 06 de abril é Dia Mundial de Promoção da Atividade Física.

A data é oportunidade para promover ações que estimulem a prática de exercícios e hábitos de vida saudável. Na cidade do Rio de Janeiro, 52 unidades de saúde estão equipadas com Academias Cariocas da Saúde, que possibilitam o acesso de 11 mil pessoas à atividade física regular, sob orientação de profissionais de Educação Física. As academias são equipadas com cerca de dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia dos usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados pessoas de todas as idades e por grupos especiais, como hipertensos e diabéticos, entre outros.
Os principais usuários são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento das condições físicas dos pacientes.  A experiência demonstra que um espaço para atividades dentro dos centros de saúde possibilita aampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas ao tratamento de doenças.

Os resultados são bastante positivos e proporcionam a redução do nível de pressão arterial de pacientes hipertensos e do nível de glicemia de diabéticos, a redução do uso de medicamentos e a melhoria da autoestima, da autonomia dos idosos, da qualidade do sono e das condições gerais de saúde e bem-estar.

Lançado em abril do ano passado pelo Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis. O objetivo é estimular a promoção da saúde e prevenir e reduzir mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a partir da melhoria de indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

Saiba mais:

>> Conheça o blog da Academia Carioca da Saúde

>> Confira a relação de unidades de saúde com Academias Cariocas da Saúde

>> Leia a reportagem Praticando Saúde, no Boletim Circulador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s