AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 26 de maio a 1º de junho

25 maio

PROMOÇÃO DA SAÚDE E EQUIDADE
A Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade é o tema do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)  nesta terça-feira, 29 de maio. A palestra será ministrada pela  colombiana Ligia de Salazar, pesquisadora do Centro para o Desenvolvimento e Avaliação de Políticas e Tecnologia em Saúde Pública (Cedetes), de Cali, na Colômbia. O evento acontece às 14h, no Salão Internacional da Ensp/Fiocruz, e será transmitido pela Internet, em www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

RIO SEM RAIVA 2012
Começa neste sábado, 26 de maio, a campanha Rio Sem Raiva 2012, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) para imunização de cães e gatos. A primeira etapa contempla os bairros de Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba, com a meta de vacinar 80 mil animais. As próximas serão realizadas nos dias 30 de junho, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 1746.

OPERAÇÃO SORRISO
A ONG Operação Sorriso seleciona pacientes para cirurgia gratuita em portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado, lábio leporino, fenda palatina ou goela de lobo). A seleção será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, a partir das 8h, no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (Avenida Marechal Rondon, 381, Tijuca). As cirurgias serão agendas entre 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Conheça a experiência de Victoria Mey, estudante de Medicina e voluntária da ONG Operação Sorriso.

ACESSO LIVRE A DADOS AMBIENTAIS
O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental? Para debater essas e outras questões, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove o seminário Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais, dia 31 de maio, quinta-feira, de 10h às 13h. O evento acontece no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s