PELA SAÚDE E SEGURANÇA DAS MULHERES

28 maio

Dia 28 de maio é Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Melhorar a saúde das gestantes é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU

Desde 2009, a Mobilização pela Promoção dos Direitos das Mulheres e Redução da Morte Materna promove atividades em todo o país com o intuito de intensificar o debate público sobre os direitos das mulheres e chamar a atenção para a necessidade de se multiplicarem os esforços para o enfrentamento da mortalidade materna. A programação inclui seminários, oficinas, rodas de conversas, debates e marchas  com distribuição de materiais relacionados aos temas.

No Rio de Janeiro, jovens da Rede Estadual de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS realizarão uma oficina da temática; o terreiro Ilê Omolú e Oxum, localizado em São João de Meriti, realizará uma discussão ampliada sobre o tema. Ainda no Rio, estudantes universitários distribuirão os materiais da campanha pela redução da mortalidade materna na Estação de Metrô em São Cristóvão. Para saber mais sobre a programação, acesse o Mapa de Atividades da Mobilização.

Neste sábado, 26, mais de 20 cidades em todo o mundo aderiram à Marcha das Vadias, pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. A ação é uma provocação à forma como a violência contra a mulher e o estupro ainda são tratadas por muitas pessoas. A mobilização teve início após a polêmica declaração de um policial canadense, que recomendou que, para evitar o assédio masculino, mulheres não se vestissem como “vadias”.

28 de maio

A mobilização em torno do Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher foi lançada em 1984, na Holanda, durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde.Em 1988, o Brasil aderiu à iniciativa, por meio da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, que participou da Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas.


>> Saiba mais sobre a mobilização em torno de 28 de maio

>> Confira a blogagem coletiva sobre o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, promovida pelo movimento Blogueiras Feministas

>> Conheça iniciativas pelo fim da violência contra as mulheres

>> No SUS: Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

>> Acesse a Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde

>> Conheça o site da ONU Mulheres




Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s