NAMORO: QUEM AMA CUIDA

1 jun

NAMORO: QUEM AMA CUIDA

Junho é o mês dos namorados e também o
Mês de Prevenção das Violências no Namoro

Neste ano, inspirado pelas discussões propostas pela Rio+20 para a construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e gentileza devem prevalecer, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado. A ideia é que quem ama cuida, confia, respeita e conversa.

Neste contexto, o filósofo e educador  colombiano Bernardo Toro propõe a reflexão sobre um novo modelo de desenvolvimento  para a sociedade contemporânea: o paradigma do cuidado.

E para você, o que significa CUIDAR?

Aproveite o Mês de Prevenção das Violências no Namoro para promover reflexões e ações sobre a importância do cuidado para a construção de relações pessoais mais saudáveis e de uma sociedade sustentável. Curta nossa página no Facebook e participe da mobilização pela promoção da gentileza no namoro!

Inspire-se: Confira algumas ideias sobre o que pode ser feito…

 … Envie suas sugestões: elosdasaude@gmail.com

 Participe!

CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, já aderiu à iniciativa e compartilha ideias de ações a serem desenvolvidas durante todo o Mês de Prevenção das Violências no Namoro:

CRIAR UM CLIMA… Decorar toda a unidade de saúde com balões de gás vermelho, em formato coração, com as mensagens do cartão postal sobre prevenção das violências no namoro:  “Quem ama cuida, confia, respeita e conversa”

* LAÇO DA GENTILEZA… Apresentar e presentear usuários e profissionais da unidade de saúde com símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro, o Laço da Gentileza. Também podem ser promovidas oficinas para a confecção do laço, com a participação de tod@s!

* SESSÕES DE VÍDEO… Com o curtametragem “A vida é como ela é? As coisas são como elas são?”, produzido pelo RAP da Saúde. Dica: Promover a exibição do vídeo em diferentes locais da unidade de saúde, como recepção, corredores de acesso e outras áreas comuns.

* SESSÕES DE FILME… O longametragem “Confiar” conta a história de uma adolescente que se envolve em uma perigosa relação através da Internet e promove a reflexão sobre como os pais podem agir em uma situação como essa. O filme é oportunidade para a troca de experiências entre pais, professores e profissionais de saúde.

* CONVERSAR, BATER PAPO… O diálogo é melhor forma de desfazer preconceitos e resolver problemas. Rodas de conversa e um bate papo informal podem ser ótimos recursos para conhecer melhor quem frequenta a sua instituição.

* KIT DO AMOR… Prepare a sua receita… Pode carregar na gentileza e no amor, sem medo de errar!

Ingredientes: 1  flor, 1 bombom, 1 preservativo.
Modo de preparo: Dê uma linda flor à pessoa amada, para que ela abra o coração. Para adoçá-lo, use o bombom, é infalível! E, para finalizar, use o preservativo… Com a consciência de que sexo com amor é sexo seguro! Rendimento: uma porção de beijinhos….

MATERIAIS DE APOIO:

>> Vídeos sobre promoção da saúde e prevenção das violências

>> Livro “Conversando das Famílias – Conversando sobre a vida e sobre os filhos”, da Sociedade Brasileira de Pediatria

>> Acesse mais referências de livros, entrevistas, vídeos e pesquisas sobre prevenção das violências no namoro

>> Conheça a experiência do Mês de Prevenção das Violências no Namoro 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s