SAÚDE NA RIO+20

13 jun

A cidade do Rio de Janeiro recebe, a partir de hoje, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que acontece até 22 de junho, marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, e propõe a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio de dois eixos temáticos: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Como tema transversal ao desenvolvimento sustentável, a Saúde está presente nos debates e recomendações da Rio+20, que têm como referência os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU: erradicar a extrema pobreza e a fome, prover educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres,  reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

A temática da Promoção da Saúde estará presente em diversos momentos da programação, incluindo a Cúpula dos Povos, evento paralelo que ocupará o Aterro do Flamengo, de 15 a 23 de junho. A área, dedicada à sociedade civil, abrigará estandes e atividades diversas, como o  Espaço da Promoção da Saúde, organizado pela Rede Unida. Lá, serão desenvolvidas ações sobre promoção da saúde e sustentabilidade, prevenção das violências do namoro, cessação do tabagismo e oficina sobre ervas e temperos medicinas, entre outras.

A Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) participa da iniciativa com intervenções de educadores em saúde e do RAP da Saúde, que incluem atividades com interpretação em Libras . Essas ações acontecerão por toda a cidade, fique atento em nossas redes no Facebook e no Twitter para acompanhar a programação!

O Futuro que Queremos

A campanha O Futuro que Queremos é um convite da Rio+20 para a participação pública de toda a sociedade civil na iniciativa, uma provocação para reflexão sobre como sociedades em todas as partes do mundo podem construir um futuro que promova prosperidade e melhore a qualidade de vida das pessoas, sem degradar o meio ambiente.

A campanha parte da premissa de que todos nós temos sonhos, aspirações e ideias de como fazer um mundo melhor e propõe a pergunta: “Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?”

Assista ao vídeo da campanha O Futuro que Queremos:

Saiba mais:

>> Acesse o site Saúde na Rio+20

>>  Paulo Buss: “Só há desenvolvimento sustentável com uma população saudável”

>>  Documento de Contribuição Brasileira à Conferência Rio+20

>> Conheça o Laboratório de Comunicação Compartilhada da Cúpula dos Povos

Anúncios

Uma resposta to “SAÚDE NA RIO+20”

Trackbacks/Pingbacks

  1. REDE UNIDA NA CÚPULA DOS POVOS « Elos da Saúde - 28/06/2012

    […] semana passada, o Rio de Janeiro recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que mobilizou chefes de Estado, gestores públicos, representantes da iniciativa privada e de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s