AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO”

19 jul

“Bebê sarado mama no peito”. Este é o mote da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, que acontece em todo o Brasil, de 1º a 7 de agosto, quando se comemora também o Mês de Valorização da PaternidadeO lançamento da campanha acontece na próxima terça-feira, 24 de julho, de 9h às 13h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 – São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ).

A iniciativa é promovida pelo Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e integra as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2012), promovida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) e pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN, também em inglês).

Este ano, a madrinha da campanha é a atriz Daniele Suzuki, que conta a sua experiência ao amamentar o filho Kauai:

A coordenadora geral da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, a fonoaudióloga Flávia Bessa, conta que o objetivo é tirar dúvidas que mães e pais enfrentam durante o período da amamentação. “Polos de informação sobre aleitamento materno serão montados em todo o Estado do Rio de Janeiro e fonoaudiólogos estarão à disposição para conversar com as famílias e difundir informações, como a recomendação do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê”, apresenta Flávia.

Paternidade e amamentação

A coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), Viviane Manso Castello Branco, lembra que  os pais exercem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de seus filhos – inclusive no momento da amamentação.

“Os pais podem contribuir – e muito – para  sucesso da amamentação, incentivando e apoiando a parceira nesta fase tão delicada. Levar um copo d’água ou de suco para a mulher que amamenta, ajudar a cuidar da casa e dos outros filhos são algumas sugestões para os papais”, aponta Viviane.

O envolvimento dos pais na amamentação é o tema do Mês de Valorização da Paternidade 2012, comemorado em agosto, e será o mote para a criação de um cartão postal da série Colecione Saúde. A campanha é uma iniciativa do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas interessadas.

Participe!

Conheça a página do Mês de Valorização da Paternidade do Facebook e compartilhe a sua experiência.

>> Lembre: Mês de Valorização da Paternidade 2011

Anúncios

Uma resposta to “AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO””

Trackbacks/Pingbacks

  1. AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 21 a 27 de julho « Elos da Saúde - 20/07/2012

    […] SARADO MAMA NO PEITO A II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão” será lançada nesta terça-feira, 24 de julho, de 9h às 13h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s