PATERNIDADE: PROGRAMAÇÃO 2012

9 ago

Em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade é oportunidade para realizar atividades e debates sobre a importância do envolvimento do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2012, a iniciativa promovida pelo Comitê Vida completa dez anos e comemora as experiências exitosas que resultam de parcerias intersetoriais. Este ano, a mobilização chama atenção para o papel do pai durante a amamentação, com o lema Pai, você é muito importante para o sucesso da amamentação!

Clique na imagem para ampliar

Confira a programação do Mês de Valorização da Paternidade 2012

envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com

MUITA DIVERSÃO NA MARÉ
No CMS Américo Veloso, em Ramos, onde funciona o Adolescentro Augusto Boal, o Mês de Valorização da Paternidade é sinônimo de diversão. A festa é comandada pelo RAP da Saúde e terá duas edições, nos dias 23 e 30 de agosto (quintas-feiras). Além do bate-papo sobre paternidade e o papel do pai na amamentação, a programação inclui duas brincadeiras bem divertidas para pais e filhos: a foto maluca, com adereços para lá de engraçados, e o mural de recados, para a troca de mensagens e declarações de amor.

CMS Américo Veloso
Rua Gérson Ferreira, 100, Ramos (Complexo da Maré) | (21) 2573.7235

PEDRA DE GUARATIBA: ATENÇÃO AO HOMEM
Em agosto, o CMS Dr Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, está decorado especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade. Além disso, a unidade promove consultas de pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h. E o melhor: a partir de setembro, a consulta individual de pré-natal masculino será uma atividade permanente na unidade de saúde, nas tardes de quinta-feira! Também às terças e quintas-feiras, às 10h, são realizadas atividades em grupo sobre amamentação. De segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde, todos os setores de atendimento da unidade estarão empenhados na divulgação do Mês de Valorização da Paternidade, por meio de ações de sala espera. A programação inclui, ainda, debates sobre paternidade nos grupos de homens, de pré-natal e da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que se encontram regularmente na unidade.

CMS Dr Alvimar de Carvalho
Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro
(21) 3404.7799


SULACAP: ACESSIBILIDADE 
Na véspera do Dia dos Pais, sábado, 11 de agosto, um café da manhã receberá as famílias que comparecerem à unidade para vacinar seus filhos. A celebração também inclui oficina de brincação com pais e filhos, contação de histórias, brincadeiras de roda, bambolê, bola de gude, amarelinha e peteca, entre outras atividades divertidas. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas rodas de conversa sobre cuidados com a próstata, abordando os mitos e verdades sobre o tema. A unidade de saúde também será decorada especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade, de forma a melhor acolher os homens. O grande diferencial da unidade é a integração de surdos e ouvintes nas atividades. Relembre a experiência do CMS Professor Masao Goto no Mês de Valorização da Paternidade 2011.

CMS Professor Masao Goto – CAP 5.1
Av. Carlos Pontes, s/nº, Sulacap, Rio de Janeiro || (21)335-77471

EM MADUREIRA, ATIVIDADES LÚDICAS E INFORMATIVAS
No Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, a equipe de saúde promove atividades com os companheiros e maridos das pacientes internadas. Os pais recebem orientações sobre o registro civil da criança, licença-paternidade, rotinas da maternidade e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre outros aspectos que envolvem a paternidade, a própria saúde, a da mãe e do bebê. Durante a conversa, são distribuídas cartilhas com informes da unidade e informações sobre direitos dos pais. De 13 a 17 de agosto, a equipe de saúde do CMS Alberto Borgerth lançará mão dos postais da saúde para discutir a importância do envolvimento dos pais no cuidado com os filhos, nos diferentes ciclos de vida. A atividade será realizada nas salas de espera das clínicas médica, de ginecologia, pediatria, dermatologia e do grupo de planejamento familiar.

Hospital Maternidade Herculano Pinheiro
Av. Ministro Edgard Romero, nº 276, Madureira, Rio de Janeiro
(21) 2458-8601, ramais 220 e 228

CMS Alberto  Borgerth
Rua Padre Manso, s/nº, Madureira, Rio de Janeiro || (21)2450-2097

MÚSICA E POESIA EM IRAJÁ
Durante o Mês de Valorização da Paternidade, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, investe na música e na poesia para transformar-se em um espaço de afirmação dos afetos familiares e fortalecer vínculos entre pais e filhos. A campanha tem como mote o verso de Roberto Carlos Pai: meu querido, meu velho, meu amigo e aposta na interação entre a equipe de saúde e a comunidade. A programação inclui atividades de sala de espera, jornada recreativa com pais e avós e debates sobre o papel do pai na gestação, na educação e paternidade responsável. Confira a programação completa do CMS Alice Toledo Tibiriçá para o Mês de Valorização da Paternidade.

CMS Alice Toledo Tibiriçá – CAP 3.3
Rua Juriti, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro || (21) 2471-2397


CAMPEONATO DA PATERNIDADE, NO
COMPLEXO ESPORTIVO DA ROCINHA
Na Área Programática 2.1, 13 de times de futebol de salão, formados por pais frequentadores das unidades de saúde da região, disputarão o troféu do Campeonato da Paternidade. Durante todo o mês, as equipes serão treinadas pelos profissionais da Academia Carioca da Saúde, em uma preparação que envolve a prática de atividades físicas, a realização de exames clínicos e o encaminhamento para programas como o de cessação do tabagismo. As partidas de futsal acontecem no dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo da Rocinha, em uma grande festa para toda a família.

O PAI QUE CUIDA, QUE BRINCA E QUE SE CUIDA, NO TANQUE
Durante todo o mês de agosto, o o setor de pediatria do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello exibe o poster de Valorização da Paternidade, que apresenta a iniciativa e as atividades desenvolvidas pela unidade de saúde. Rodas de conversa e outras atividades lúdicas também serão realizadas nos demais setores de atendimento. Na quinta-feira, dia 16,  a unidade receberá um grupo de teatro, que envolverá os homens em em torno das temáticas “O pai que cuida”, “O pai que brinca” e “O pai que se cuida”, com atividades sobre o banho do bebê, troca de fraldas, oficina de jogos e brincadeiras e cuidados de saúde do homem adulto.

CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello
Av. Geremário Dantas, 135, Tanque, Rio de Janeiro
(21) 2425.2686 | (21) 3392.0333

OFICINA DE PINTURA EM COSTA BARROS
No sábado,18 de agosto, o CMS Sylvio Frederico Brauner, em Costa Barros, promove a campanha Pai Presente, com atividades para toda família, como oficina de pintura e jogos diversos, e o sorteio de brindes. O objetivo é prestigiar os pais e valorizar a importância deles para o crescimento e desenvolvimento saudável dos filhos.

CMS Sylvio Frederico Brauner
Rua Darwin Brandão, s/nº, Costa Barros, Rio de Janeiro | (21) 3885.3540

 

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS

O V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade comemora os 10 anos do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que atua na valorização da paternidade.O evento será realizado dia 29 de agosto, de 9h às 17h, na Estão Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4ºandar, Cinelândia, Rio de Janeiro). Mais informações: (21) 2273.7398.

Programação 

Manhã:

Painel Homem, pai, profissional, promotor de saúde
Coordenação: Maria Luiza de Carvalho (UFRJ)

– Sancler Luiz Corrêa – Clínica da Família Santa Marta – SMSDC-RJ
– José Henrique de Freitas Azevedo – 5a.CRE da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ)
– Roger Alves – RAP da Saúde/Adolescentro Paulo Freire

Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai
Coordenação: Viviane Manso Castello Branco (SMSDC-RJ)

– Maria Cristina Guimarães Pinheiro – Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho – SMSDC-RJ
– Andrea da Silva – CMS Dr. Mario Rodrigues Cid – SMSDC-RJ
– Fábio Monteiro – CMS Catiri – SMSDC-RJ
– Elaine Beruthe – Hospital Maternidade Carmela Dutra – SMSDC-RJ

12h às 13h30: Intervalo para almoço

Tarde

Painel Apoio ao cuidado paterno na escola e na sociedade
Coordenação: Aline Bressan (SMSDC-RJ)
– Renata Salles D’Acri – Comitê de Gênero da SME-RJ
– Maria das Mercês Navarro – Projeto Sou pai sou aluno, da SME-RJ
– Luiz Fernando Moreira- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro (SMEL-RJ)
– Elizabeth Queiroz – Multirio

Esquete com os jovens do RAP da Saúde / Polo CMS Professor Masao Goto

Painel Paternidade participativa e suas interfaces com políticas e projetos da SMSDC-RJ
Coordenação: Marcio Luiz Ferreira (Abenfo)
– Diana Valladares – Projeto Cegonha – SMSDC-RJ
– Rosane Rito: Aleitamento materno e acolhimento mãe-pai-bebê – SMSDC-RJ
– Luciana Borges – Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis/ SMSDC-RJ
– Andrea Castro – Saúde do homem – SMSDC-RJRealização: CPAI/SPS/SUBPAV/SMSDC-RJ e Comitê Vida
PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO

Dia 30 de agosto, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) promove o VIII Fórum de Debates sobre Paternidade e o II Seminário de Pesquisa e Vivência sobre Corpo, com o tema Paternidade, Corpo e Aleitamento. O evento acontece de 8h às 12h, no IPPMG/UFRJ (Rua Bruno Lobo, n. 50, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro). Interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição até 27 de agosto para corpopaternidade2012@gmail.com.

Programação:

8h – Recepção e exposição “Você é meu pai” (campanha do Instituto Promundo)

8h30 –  Oficina de corpo

8h50 –  Abertura

9h15 –  Aleitamento,  corpo e família

* Anna Luz  Frances – Rede Reich e Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa)
* Maria Luiza de Carvalho – Graduação em Terapia Ocupacional  da Faculdade de Medicina da UFRJ
* Marcus Renato de Carvalho  – Maternidade-Escola da UFRJ
Coordenação: Vera Lúcia de Souza – Graduação em Terapia Ocupacional  da Faculdade de Medicina da UFRJ

10h40 – Intervalo

11h – Unidade de Saúde Parceira do Pai

* Clesimary Evangelista Molina Martins – Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde
* Viviane Manso Castello Branco – Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ
* Márcio Luís Ferreira – Maternidade Carmela Dutra
* Marynes Torres Lima –  Clínica Emygdio Alves Costa
Coordenação: Bruno Leite  – IPPMG UFRJ

12h30 – Encerramento


Anúncios

4 Respostas to “PATERNIDADE: PROGRAMAÇÃO 2012”

  1. Veronica Lima 09/08/2012 às 21:08 #

    Em breve estaremos postando algumas fotos das atividades realizadas no CMS Prof.º Masao Goto. Abraço fraterno a tod@s!!!!
    Veronica Lima
    Coordenação do RAP da Saúde Masao Goto- Sulacap com jovens Surdos e Ouvintes

Trackbacks/Pingbacks

  1. AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 11 a 17 de agosto « Elos da Saúde - 10/08/2012

    […] “O pai na gestação”, de 14h às 16h, durante o Curso de Gestantes e Casais Grávidos. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Para participar, envie suas contribuições para […]

  2. AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de agosto « Elos da Saúde - 17/08/2012

    […] às 11h, e a Jornada Recreativa Pais e Avós, na quarta-feira, com o grupo de caminhada da unidade. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Envie a programação de sua unidade para […]

  3. AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 25 a 31 de agosto « Elos da Saúde - 24/08/2012

    […] da unidade estarão empenhados na divulgação da campanha, por meio de ações de sala espera. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Acompanhe a página do Mês de Valorização da Paternidade no […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s