BIBLIOTECA: Saúde, Educação e Práticas Não Medicalizantes

11 dez

Recomendações de Práticas Não Medicalizantes para Profissionais e Serviços de Educação e Saúde“Quando um estudante apresenta problemas, logo surge a questão: será que a causa está num mau funcionamento orgânico? Procurar saber se o aprendiz enxerga bem, ouve bem, alimenta-se bem não é problema: deve mesmo ser feito. O problema é logo determinar que a causa de suas dificuldades escolares tem como ÚNICA via a questão orgânica, geralmente atribuída a uma função cerebral mal desempenhada. Daí para a prescrição de remédios e/ou de tratamentos que focam apenas as dificuldades é um pulo bem curto. A redução à perspectiva de problema orgânico e individual engessa qualquer outra possibilidade de compreensão e intervenção na vida escolar dessa pessoa, que de aprendiz passa a ser entendida e acolhida como doente. Será que é isso mesmo?”

A reflexão sobre o processo de medicalização do aprendizado é a proposta da publicação Recomendações de Práticas Não Medicalizantes para Profissionais e Serviços de Educação e Saúde. Organizada pelo grupo de trabalho Educação & Saúde do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, o material traz referências e orientações sobre como lidar com as dificuldades apresentadas por crianças e adolescentes no processo de aprendizagem, sem recorrer à medicalização.

A iniciativa busca favorecer a compreensão das necessidades relativas à educação, à saúde e à vida de crianças, adolescentes, familiares e seus grupos sociais a partir de uma perspectiva não medicalizante; apoiar a abordagem não medicalizante de profissionais e serviços de educação e saúde; e fornecer instrumentos potencializadores de práticas de educação e cuidados em saúde que contemplem a diversidade nas formas de ser e aprender, respeitando os direitos das crianças e dos adolescentes.

>> Acesse a publicação Recomendações de Práticas Não Medicalizantes para Profissionais e Serviços de Educação e Saúde

Anúncios

Uma resposta to “BIBLIOTECA: Saúde, Educação e Práticas Não Medicalizantes”

  1. Viviane Manso Castello Branco 11/12/2012 às 22:46 #

    Ficou otimo!

    Viviane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s