ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2012

28 dez

Neste final de ano, desejamos a tod@s a oportunidade de refletir sobre as experiências que vivenciamos e nos preparar para um novo ciclo de trabalho, realizações e, claro, saúde!

Preparamos uma Retrospectiva 2012 com os posts mais significativos– seja pelo número de acessos, de comentários ou pela relevância do tema. E aproveitamos para lançar uma enquete. Até 2013!

ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2012

O mapeamento realizado por jovens e adolescentes identifica e georreferencia áreas de risco socioambiental na Rocinha, no Borel e nos morros dos Prazeres, dos Macacos e do Urubu, no Rio de JaneiroJovens mapeiam riscos em comunidades do Rio –Em março de 2012, jovens de cinco comunidades cariocas apresentaram os primeiros resultados da iniciativa Mapeamento de Riscos Socioambientais Guiado pela Adolescência e Juventude – uma estratégia de educação ambiental e redução de riscos para promover melhores condições de vida e saúde em centros urbanos, que aposta na atuação de jovens e adolescentes como agentes de transformação social.

— Conheça os resultados da iniciativa Mapeamento de Riscos Socioambientais Guiado pela Adolescência e Juventude

Laço da Gentileza no Namoro, símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro

Namoro Saudável – Em 2012, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, comemorado em junho, aproveitou o debate em torno do cuidado com o planeta, proporcionado pela Rio+20, para discutir o cuidado nas relações humanas. Na Cúpula dos Povos, integrantes do RAP da Saúde apresentaram espetáculos de dança, vídeos, distribuíram os postais da saúde, preservativos e conversaram com as pessoas sobre a importância de promover a gentileza e prevenir as violências no namoro.

— Confira: Promoção da Saúde na Cúpula dos Povos

— Saiba mais sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro

Mês de Valorização da PaternidadeMês de Valorização da Paternidade – Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade propõe a reflexão sobre o papel do pai no cuidado com seus filhos e a valorização da participação do homem em todo o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, desde a gestação. Em 2012, a mobilização coordenada pelo Comitê Vida abordou a participação do pai na amamentação, reconhecendo-o como um componente essencial para a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. A campanha teve como mote o lançamento de um novo cartão postal da série Colecione Saúde: “Pai, você é muito importante para o sucesso da amamentação!”.

— Saiba mais sobre o Mês de Valorização da Paternidade

— Leia também: Direito de Ser Pai: Licença Paternidade

Setembro Azul: Jovens surdos e ouvintes em mobilização na praia de Copacabana

Setembro Azul – O Dia Nacional do Surdo, lembrado em 26 de setembro, foi oportunidade para dar visibilidade à luta de milhões de brasileiros por melhores condições de vida, saúde, educação, trabalho, lazer e cidadania para pessoas que não ouvem ou têm a audição parcialmente comprometida. O RAP da Saúde – Polo Masao Goto participou ativamente da mobilização, em atividades como caminhada pela orla de Copacabana, o seminário promovido pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis) e o  XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do Ines.

 — Lembre como foi o Setembro Azul 2012

RAP DA SAÚDERAP da Saúde: Protagonismo Juvenil e Promoção da Saúde – No segundo semestre de 2012, a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde promoveu processo seletivo para o ciclo 2012-2014. No momento, as inscrições para o RAP da Saúde estão encerradas. Mas você pode se cadastrar em nosso banco de talentos para futuras oportunidades. Lembre-se: Para se tornar um jovem promotor da saúde, você precisa estar disposto a participar das atividades de formação, pelo menos três vezes por semana – e eventualmente aos finais de semana. Você receberá uma ajuda de custo e todo o apoio de nossa equipe multidisciplinar.

— Conheça o RAP da Saúde e saiba como se cadastrar

ideiasCafé com Ideias: Intersetorialidade para Promoção da Saúde – Em outubro, Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDC-RJ) promoveu o Café com Ideias: Intersetorialidade para Promoção da Saúde. Nesta edição, o encontro com representantes das Coordenadorias de Saúde das Áreas de Planejamento (CAPs) foi motivado pela pergunta “Como as CAPs podem qualificar as ações intersetoriais em seus territórios?”

— Conheça a experiência do Café com Ideias

Anúncios

Uma resposta to “ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2012”

  1. Viviane Manso Castello Branco 28/12/2012 às 21:13 #

    Curti!

    Viviane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s