AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de janeiro

11 jan

marchinhas-de-carnavalCARNAVAL COM PREVENÇÃO
A prevenção da dengue movimentará a Cidade do Samba na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, durante ação de promoção da saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). As ações educativas têm início às 16h, durante o evento Botequim da Cidade do Samba. O objetivo é mobilizar as cerca de 10 mil pessoas que passarão pelo local para a prevenção da dengue, das DST/Aids e das hepatites virais, além dos cuidados para a saúde do homem. Profissionais de saúde e voluntários vão distribuir materiais informativos e tirar dúvidas da população sobre estes e outros temas. A programação também inclui a vacinação contra a hepatite B e o tétano, intervenções criativas da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde, apresentações de artistas populares e o Bloco da Prevenção da Dengue.

cais de manguinhosFUNK E TERRITORIALIDADE
Qual a relação entre o funk e o território? Como o funk pode ser pensado como cultura e possível ferramenta de engajamento comunitário no território? Essas questões são o ponto de partida para a reflexão promovida pela 2ªRoda de Conversa sobre Funk e Territorialidade, que acontece nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a partir das 16h, na Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184, Manguinhos). O evento, promovido pelo Projeto Cais de Manguinhos, em parceria com a Biblioteca Parque Manguinhos, a Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK) e o Laboratório Territorial de Manguinhos, busca retomar as discussões sobre as relações socioculturais entre o funk e o território de Manguinhos e articular a realização de uma roda de funk na região.Para ancorar a discussão, foram convidados Mano Teko e Fabiana Melo Sousa. Coletivos, artistas e demais interessados, de dentro ou de fora do território, são muito bem vindos.

cuidador_idososCUIDADOR SOCIAL
Estão abertas até 18 de janeiro, sexta-feira, as inscrições para o curso de Cuidador Social, oferecido pelo Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A iniciativa busca capacitar profissionais de saúde e cidadãos leigos para o cuidado de idosos, de forma a promover melhor qualidade de vida para esta população.  As aulas serão ministradas em março, às segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h, na sede do Instituto Vital Brazil, em Niterói (Rua Vital Brasil Filho, 64, Santa Rosa). São oferecidas 40 vagas para pessoas com mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Saiba como realizar a sua inscrição.

videosaude distribuidora da fiocruzSAÚDE NA TELA: A EXPERIÊNCIA DE OLINDA
O Canal Universitário do Rio de Janeiro – UTV (canal 11 da NET) exibe regularmente produções da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Nesta segunda-feira, dia 14, será reprisado, às 15h,  documentário sobre Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência Secretaria Municipal de Saúde de Olinda, em Pernambuco. Na quarta-feira, dia 16, é a vez do projeto “Adolescer”, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda com o Ministério da Saúde, apresentar o programa “Adolescer na escola”. As reprises serão no sábado, dia 19, às 13h, e na segunda-feira, dia 21, às 15h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s