AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 6 a 12 de Abril

5 abr

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

parque de madureiraEste domingo, 7 de abril, é Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promove um evento no Parque Madureira, de 9h às 13h, com atividades para toda a família: caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica livre, dança, ginástica olímpica, capoeira, jongo, samba de roda, circuito psicomotor, ciranda, jogos infantis e artes marciais. Serão oferecidas oficinas de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais e profissionais de saúde estarão  à disposição da população para conversar sobre promoção da saúde, com foco na importância da prática regular de atividade física e os benefícios obtidos quando se para de fumar. A programação inclui também sessões de auriculoterapia, reflexologia, shantala e shiatsu. Para animar as atividades haverá apresentação dos ritmistas das escolas de samba Portela e Império Serrano e, durante toda a manhã, acontecerão apresentações no palco do local. Os grupos Loucura Suburbana, dança das crianças do Morro da Fé, Pirou na Cena, dança charme de Madureira e Jongo da Serrinha estão entre as atrações. Quem passar pelo Parque Madureira também poderá participar de oficinas de grafitagem, reaproveitamento de jornal e pet e de percussão. Haverá exposição de trabalhos escolares relacionados ao Dia Mundial da Saúde e profissionais de saúde do CMS Dr. Nascimento Gurgel apresentarão a paródia “Carmen e Miranda” sobre tabagismo. Será confeccionada ao ar livre uma tela em grafite sobre promoção da saúde. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira nº115.

PALESTRA SOBRE CRACK 

saude_mental“A informação, a comunicação e a agenda da saúde: o caso do crack” é tema de palestra que acontece nesta segunda-feira, 8 de abril, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A atividade marca a abertura do ano letivo do curso de pós-graduação da instituição e recebe os pesquisadores da Fiocruz Francisco Inácio Bastos, Marcelo Rasga Moreira e Paulo Amarante e o jornalista da TV Globo Caco Barcellos. A mesa redonda começa às 13h30, no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas. O evento é aberto ao público e  não há necessidade de inscrições. O prédio da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos.

DEBATE SOBRE A JUVENTUDE NEGRA

exterminioNesta quarta-feira, 10 de abril, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro promove mais uma edição da roda de conversa sobre extermínio da juventude negra moradora de favelas do Rio. O objetivo é chamar a atenção para o tema, que permanece um desafio para a cidade, e trocar experiências sobre formas de enfrentamento do problema. O encontro é aberto ao público e acontece na Praça Vila Turismo em Manguinhos, às 18h. Durante o evento os participantes vão produzir materiais que serão expostos em um ato público previsto para acontecer na sexta-feira, 12 de abril, a partir das 8h30, ao lado da Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Agentes-de-SaudeAgentes Comunitários de Saúde que já concluíram a primeira etapa do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) podem se inscrever, de 8 a 12 de abril, para a segunda e a terceira etapas da formação.  A capacitação oferece 30 vagas para profissionais já inseridos no Sistema Único de Sáude (SUS) e as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, de 8h as 17h, a partir de 29 de abril. As inscrições podem ser feitas na EPSJV, que fica localizada no campus Manguinhos da Fiocruz (Avenida Brasil, nº4365).

Acesse o edital do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da EPSJV e saiba como se inscrever.

ABRASQUINHO RECEBE TRABALHOS

Sem título-1VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o Abrasquinho, que acontece de 13 a 17 de novembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), recebe resumos de trabalhos até 16 de abril. O evento tem como tema central “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva” e está organizado em 35 grupos temáticos. Os trabalhos podem ser enviados nas modalidades exposição oral (nas seções dos grupos temáticos), comunicação breve (poster eletrônico) ou publicados nos anais do evento. O Abrasquinho é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) em parceria com o Instituto de Medicina Social da UERJ.

CINEMAO NO COMPLEXO DO ALEMÃO

cinemaoSe você gosta de cinema não pode perder a programação que vai rolar no Complexo do Alemão no próximo domingo, 7 de abril. As atividades incluem a exibição de filmes, como “A Batalha do Passinho – Os Muleques São Sinistro” e um debate com a participação de representantes da ONU, do Fórum da Juventude do Rio de Janeiro e da equipe dos filmes da comunidade. O evento acontece a partir das 19h, no Campo do Sargento, Complexo do Alemão. O Cinemão deve promover ao longo deste ano 288 sessões gratuitas de cinema, sempre nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. Conheça o canal do Cinemão no Youtube .

Assista ao trailer do filme “A Batalha do Passinho – Os Muleques São Sinistro”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s