AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 13 a 19 de Abril

12 abr

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

FundoPalco_4,6m_x_2,4mO Ministério da Saúde vai realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entre os dias 15 e 26 de abril. No sábado, 20 de abril, Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários e creches. No Rio de Janeiro, todos os postos de saúde e Clínicas da Família estarão oferecendo a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira a relação completa das unidades de saúde que participam da mobilização.

Idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, doentes crônicos e profissionais de saúde fazem parte do grupo prioritário. Este ano, a campanha também contempla mulheres no período de até 45 dias após o parto, porque o grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e porque, pela amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê. Os doentes crônicos devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público alvo, o que representa 1.067.497 de pessoas.

A vacinação é segura e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por doenças graves associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença.

Baixe as peças da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2013. 

DOAÇÃO DE SANGUE

doe sangueO Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) convoca toda a população para doar sangue na próxima segunda-feira, 15. A ação tem a parceira do Hemorio e será realizada para atender as necessidades de sangue dos pacientes que serão operados no mutirão de cirurgias de joelho, que acontece entre os dias 15 e 19 de abril. Um posto móvel do Hemorio estará instalado no hall do segundo andar do Into, das 10h às 15h, para a coleta de sangue. Para participar, o voluntário deve apresentar documento de identidade com foto, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde.  Não é necessário estar em jejum.  Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e o consumo de álcool nas últimas doze horas. O Into fica localizado na Avenida Brasil, 500, São Cristóvão.

PARTICIPE DO QUALISUS

qualisusO Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) convida instituições de todo o país a realizarem estudos em cinco áreas: Apuração e gestão de custos em redes de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); Análise das experiências e os impactos da gestão do cuidado das condições crônicas em municípios brasileiros; Proposta de modelo de financiamento tripartite do sistema; Análise de diferentes modelos de governança e de contratualização instituídos no Brasil; e Desenvolvimento de estudo de apoio ao planejamento regional em saúde com foco na integração dos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, o fortalecimento do enfoque territorial nos processos de formulação de políticas e a conformação de redes regionalizadas de atenção à saúde. Representantes de todas as secretarias do Ministério da Saúde, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e secretarias estaduais e municipais de Saúde podem se inscrever até 15 de abril. Confira as exigências contidas nos Avisos de Solicitação e Manifestação de Interesse. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (61) 3315-3562 e (61)3315-3109, das 9h às 11h e das 14h às 17h,  ou  pelo e-mail qualisus@saude.gov.br.

VIRADÃO CARIOCA

viradc3a3o-carioca-2013Começa nesta sexta-feira, 12 de abril, a quinta edição do Viradão Carioca. Desta vez, o evento que reúne shows gratuitos terá palco em duas novas cidades, além do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu e Niterói. Mais de 50 nomes da música brasileira já estão confirmados para animar a festa. No Palco Nova Iguaçu, sábado dia 13, as bandas Raimundos, Detonautas e Forfun prometem uma homenagem ao cantor Chorão –e x-vocalista da banda Charlie Brown Junior,  que faleceu recentemente. Em Niterói, quem comanda a pista são Arlindo Cruz, Monobloco e Preta Gil. No Rio, quem encerra o evento são os grupos Sorriso Maroto, Imaginasamba e o Dj Valdo. Além dos shows, os cariocas poderão se divertir com apresentações de humor, todos os dias no Quiosque Globo Rio, em Copacabana. Promovido pela Riotur, em parceria com a Globo Rio, o Viradão Carioca acontece até domingo, 14 de abril. Confira a programação completa do Viradão Carioca.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s