AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 27 de abril a 03 de maio

26 abr

ze-gotinhaSÁBADO: VACINA CONTRA A GRIPE
Neste sábado, 27 de abril, todas as clínicas da família e os centros municipais de saúde do Rio de Janeiro estarão de portas abertas para receber a população que precisa se vacinar contra a gripe. Os postos vão funcionar em horário ampliado, de 8h às 17h, e a expectativa é imunizar 50 mil pessoas. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as unidades de saúde do Rio  vão oferecer a vacina que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha prossegue até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde. A vacinação é segura e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos associados à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados pela Central 1746.

postal da saúde: equidade

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Acontece nesta terça-feira, 30 de abril, o lançamento dos vídeos “Saúde da População Negra: Variável Raça/Cor” e “Saúde da População Negra: Saúde Mental”, produzidos pela Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os vídeos são materiais educativos elaborados a partir das imagens registradas durante seminários que abordaram a temática e estimulam o debate sobre a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde da População Negra no município do Rio de Janeiro. O evento será realizado de 9h ao meio-dia no auditório do Otics da CAP 1.0 (Rua Evaristo da Veiga, 16, 2º andar, Cinelândia). Mais informações: (21) 2273-7398.

CANAL SAÚDE COM NOVA PROGRAMAÇÃO

canalsaudeO Canal Saúde estreia na próxima segunda-feira, 29 de abril, uma nova grade de programação, com mais quatro horas, totalizando 14 horas no ar. O motivo do aumento é o cumprimento de uma meta acordada com o Ministério da Saúde e com a Oi TV, que transmite a programação do Canal. O intuito é materializar o Canal como uma emissora de televisão, e não um espaço de provimento de conteúdo.  A nova grade, que será transmitida de 8h às 22h, inclui novos programas, entre produções próprias e aquisições, novos cenários, todos virtuais, para os programas em estúdio, produções repaginadas e a divisão da programação em faixas. Saiba mais  sobre a nova programação do Canal Saúde.

edital-contempla-projetos-sociais-comunitarios

GESTÃO DE PROJETOS SOCIOCOMUNITÁRIOS
Estão abertas até 30 de abril, terça-feira, as inscrições para o Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários, promovido pela Fiocruz. Sem pré-requisito , o curso tem o objetivo de preparar os participantes para lidar com recursos privados com fins não lucrativos. O curso acontecerá de maio a agosto e as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h, na na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), em Manguinhos. Candidatos devem preencher a ficha de pré inscrição e enviar para o e-mail patricianassif@fiocruz.br.

TUBERCULOSE EM POVOS INDÍGENAS

seminario tuberculoseA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promove nesta segunda-feira, 29 de abril, o seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenase controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels. O encontro pretende elucidar aspectos históricos relativos ao programa de controle da doença entre os indígenas, apresentar indicadores epidemiológicos atualizados e debater aspectos operacionais. Participam o diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho, e os pesquisadores Carlos Coimbra Jr. e Otávio Porto. O evento é aberto ao público e será realizado no salão internacional da Ensp, das 9h às 17h.



LAICIDADE NO BRASIL

topo_2_ptA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Observatório da Laicidade do Estado promovem, de 7 de maio a 9 de julho, o curso de extensão Laicidade do Estado no Brasil : Direitos Humanos, Religião e Educação. O curso  está organizado em 10 sessões, uma por semana, e as aulas acontecem sempre às terças-feiras, de 18h às 20h, no auditório do anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no campus Praia Vermelha. Estão disponíveis 40 vagas e as s inscrições podem ser feitas até terça-feira, 30 de abril, pelo email laicidade@nepp-dh.ufrj.brConfira a programação completa!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s