BIBLIOTECA: Ambiente da Primeira Infância

13 maio
Ambiente da Primeira Infância: um espaço virtual para o estudo, debate e ação em prol da qualidade de vida das crianças em seus primeiros anos

Ambiente da Primeira Infância: um espaço virtual para o estudo, debate e ação em prol da qualidade de vida das crianças em seus primeiros anos de vida

Reunir informações que auxiliem atores-chave a formular e implementar diretrizes de políticas e ações que priorizem as crianças em seus primeiros anos de vida, incluindo referências acadêmicas em âmbito nacional e internacional, leis, políticas e programas governamentais, o acompanhamento da definição e aplicação de orçamento público na área e o compartilhamento de metodologias que abordem os aspectos fundamentais do desenvolvimento humano de crianças na primeira infância. Este é o objetivo do Ambiente da Primeira Infância – um projeto mantido pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com apoio do Instituto C&A.

Cartografia da Rocinha no Ambiente da Primeira Infância: resultados estão disponíveis on-line

Cartografia da Rocinha no Ambiente da Primeira Infância: resultados estão disponíveis on-line

O espaço virtual disponibiliza informações sobre as prioridades relacionadas à primeira infância no Brasil, a fim de subsidiar a implementação de políticas públicas na área. Para isso, dentre outras ações, investe na criação de cartografias , que permitem apresentar e observar microcosmos que permitam a visualização de questões fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, através de cotidianos e estruturas locais. Com foco no desenvolvimento local e buscando incentivar iniciativas comunitárias de atenção às crianças, a proposta de lâminas cartográficas remete à ideia de um atlas em que diferentes temas relativos a um espaço geográfico habitado abordem a dimensão e a transversalidade de ações e políticas públicas a serem implantadas na direção da promoção da qualidade de vida.

O trabalho de composição de cartografias teve início na Rocinha. A iniciativa conta com um Conselho Consultivo Comunitário da Rocinha, composto por articuladores comunitários, educadores, coordenadores de espaços de educação e jovens atuantes em projetos de saúde e cultura e busca fortalecer a rede local de atenção e proteção às crianças na primeira infância. Dentre os resultados já obtidos, estão a constituição de um histórico da comunidade e a disponibilização on-line de documentos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ações de educação infantil no território e direito à moradia na cidade do Rio de Janeiro. Também foram elaborados mapas afetivo, de dinâmica e de riscos, que auxiliam  a compreensão da dinâmica da comunidade onde a criança está inserida. Todo material está disponível para consulta no Ambiente da Primeira Infância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s