DEU CERTO! Quem canta e dança seus males espanta!

15 maio

Você sabe o que é um flashmob? Se você já foi surpreendido por um, certamente sim. Durante ação, um grupo de pessoas promove, em um local público, uma performance previamente organizada. Os transeuntes se surpreendem, param para olhar e se envolvem com a temática abordada. A técnica foi empregada pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da saúde) no Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, na Maré, em abril. A ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril, durante a Semana da Voz – mobilização para promover a saúde da voz.

Disfarçadamente, os jovens e adolescentes se espalharam pela sala de espera da unidade, repleta de profissionais e usuários. De repente, começaram a cantar e a dançar e logo foram seguidos pelo público, bastante animado.  Paulo Victor Lino, multiplicador do RAP da Saúde no polo Maré, conta que a ideia do flashmob surgiu quando ele e os demais jovens promotores de saúde começaram a cantar músicas que marcaram a infância do grupo. “A partir de nossas lembranças e experiências em comum escolhemos três músicas: “Lua de Cristal”, “Ragatanga” e “Balão Mágico”. Ensaiamos uma vez e partimos para ação, na cara e na coragem!”, lembra.

Assista ao vídeo e saiba como foi o flashmob do RAP da Saúde

Ao final da apresentação, os integrantes do RAP da Saúde conversaram com os usuários da unidade de saúde sobre os cuidados com a voz e distribuíram materiais informativos sobre o tema. “A performance terminou com uma sessão de abraços sonoros grátis, em  que distribuíamos abraços, sempre fazendo algum som. A recepção do público foi ótima, o pessoal pediu bis e tudo!”, comemora Paulo.

A fonoaudióloga Clarisse Lopes concorda: “Foi muito bacana. Uma performance  totalmente inesperada, em um contexto que não está acostumado a esse tipo de intervenção. A resposta do público foi imediata e muito satisfatória. Ficou claro que solidariedade também é sinal de saúde”.

Quer um abraço sonoro? Veja como foi a ação do RAP da Saúde no CMS Américo Veloso.


Saiba mais sobre a saúde da voz no site do Dia Mundial da Voz

Anúncios

Uma resposta to “DEU CERTO! Quem canta e dança seus males espanta!”

  1. Márcia Teresa lemos Sales 27/05/2013 às 02:46 #

    Essas iniciativas fazem a vida ter mais sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s