AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 25 a 31 de maio

24 maio

toró de palpitesCOMITÊ VIDA CONVIDA PARA CAFÉ COM IDEIAS
O Comitê Vida promove nesta segunda-feira, 27 de maio, mais uma edição do Café com Ideias. O encontro tem como temas o Mês de Prevenção das Violências no Namoro (junho) e o Mês de Valorização da Paternidade (agosto). O objetivo é reunir profissionais e gestores de saúde, além dos demais interessados nas temáticas, em um bate papo informal e criativo, para viabilizar propostas inovadoras. A atividade será no auditório da Estação Otics-Rio Centro, localizada na rua Evaristo da Veiga nº16, 2º andar, de 13h30 às 17h. As vagas são limitadas e a confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail elosdasaude@gmail.com. Participe! 

dia internacional do brincarÉ OFICIAL, 28 DE MAIO É DIA DE BRINCAR!!!
Dia 28 de maio é Dia Internacional do Brincar. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1999, é oportunidade para resgatar, incentivar e valorizar a importância do brincar na vida das crianças, jovens, adultos e idosos. Para celebrar, a Clínica da Família Zilda Arns promove nesta terça-feira, 28 de maio, a partir das 9h30, o fórum “O Brincar e o Lúdico na Saúde”. Durante o evento, que reunirá profissionais de saúde e cuidadores, as crianças serão as protagonistas e conduzirão o debate sobre a relação do brincar com a saúde, a cidadania e a cultura da paz. Estão na pauta temas como prevenção do tabagismo e das violências, prática regular de atividade física e alimentação saudável. A Clínica da Família Zilda Arns fica na Estrada do Itarare, 951, no Complexo do Alemão.

dia mundial sem tabacoDIA MUNDIAL SEM TABACO
Sexta-feira, dia
31 de maio, é Dia Mundial Sem Tabaco. Em todo o mundo, ações para prevenção e cessação do tabagismo são intensificadas, na busca de melhor qualidade de vida. Este ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a propaganda de cigarro e as ações de promoção e patrocínio da indústria tabagista sejam absolutamente banidas. No Brasil, desde 1996 a lei federal nº 9.294 regula a propaganda de produtos do tabaco. No entanto, permite que a publicidade seja feita nos pontos de venda – o que vem sendo explorado com perspicácia pela indústria tabagista. Para fortalecer a regulação desses produtos, em 2011, a presidenta da República Dilma Rousseff sancionou a lei federal nº 12.546, que além de impedir a propaganda de cigarro nos pontos de venda proíbe o fumo em recintos coletivos fechados, privados ou públicos, em todo o país – estabelecendo os Ambientes Livres de Tabaco. Mas, apesar de sua importância para a saúde pública, a nova lei aguarda regulamentação. Confira mais informações sobre as iniciativas para o controle do tabaco. Quer parar de fumar? Saiba onde encontrar tratamento no SUS, na cidade do Rio de Janeiro.

3o festival pequeno cineastaPEQUENO CINEASTA 2013
Se você tem de 8 a 17 anos e adora estar atrás das câmeras, essa oportunidade é pra você! Estão abertas até 31 de maio, sexta-feira, as inscrições para o 3º Festival Internacional Pequeno Cineasta. Este ano, o festival será realizado em agosto, no Rio de Janeiro, e crianças e jovens do mundo inteiro podem se inscrever. Serão aceitos filmes de até 10 minutos, nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação.  Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento e enviá-la para o email contato@pequenocineastafest.com.br. O documento também deve ser impresso e assinado – pelo candidato e por seus pais ou responsável legal – e  enviado por correio para “Werger Pro | Festival Internacional Pequeno Cineasta 2013”, aos cuidados de Daniela Gracindo (Rua Gustavo Sampaio, 411 / 102, Leme, Rio de Janeiro, RJ, Brasil – CEP 22.010-010). Junto com a ficha preenchida e assinada, o candidato deve enviar uma cópia do filme em DVD ou arquivo digital, um CD com duas fotos do filme, uma foto do diretor, sinopse e a lista de diálogos em português ou inglês. A inscrição é gratuita, porém as despesas de transporte e todos os encargos e tributos referentes à remessa de filmes são de total responsabilidade do remetente. Os filmes selecionados serão notificados por e-mail a partir de 08 de julho de 2013. Acesse o site, confira o regulamento e baixe a ficha de inscrição.

fotografia sustentávelFOTOGRAFIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ainda dá tempo de se inscrever para o concurso fotográfico do projeto Saltando Muros. Com as inscrições prorrogadas até 31 de maio, o concurso tem como tema “O pensamento. A ideia. A fotografia como instrumento eficaz para o apoio ao desenvolvimento sustentável”. Podem participar fotógrafos com idades entre 18 e 35 anos e cada participante poderá inscrever no máximo dois projetos fotográficos. Cada projeto deve apresentar de quatro a seis fotos, em formato JPG, com até 1.000 pixels e 72 dpi de resolução. As fotografias devem representar as possibilidades do impacto da imagem fotográfica não somente como meio de denúncia, mas também como portadora de uma análise crítica de uma realidade social. Os cinco melhores trabalhos vão compor a pré-seleção para uma exposição itinerante que percorrerá a América Latina. As imagens devem ser enviadas para o e-mail concurso@fmal.com.br. O evento é promovido pelo Memorial da América Latina e a Fundación Fondo Internacional de las Artes (FIArt), com apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB). Confira o edital do concurso e saiba como participar. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s