AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 03 a 09 de junho

3 jun

NAMORO SAUDÁVEL

namoro---frenteJunho é o Mês de Prevenção das Violências no Namoro – oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade nas relações amorosas e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima. A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema. Durante todo o mês, contamos com a criatividade de todos os interessados na promoção da saúde para desenvolver atividades que abordem questões relacionadas ao namoro saudável e ajudem a difundir informações e promover reflexões sobre o tema. Envie a programação  de sua instituição para elosdasaude@gmail.com e participe! Acompanhe as novidades em nosso blog e na página Mês de Prevenção das Violências no Namoro, no Facebook

ABUSO SEXUAL INFANTIL É TEMA DE DEBATE

Faça bonitoO enfrentamento do abuso sexual de crianças e o acolhimento das vítimas desse tipo de violência durante processos jurídicos são tema da palestra “Abuso Sexual e Oitiva da Criança”, promovida  pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O evento acontece nesta sexta-feira, 7 de junho, de 9h30 às 12h30, no auditório Antonio Carlos Amorim, da Emerj (Av. Erasmo Braga, nº115, 4º andar, Centro). Participam do debate os juízes Marco Antônio Ibrahim,Gerardo Carnevale Ney da Silva e Sandro Pitthan Espínola, que atuam em diferentes Varas da Família no Estado do Rio de Janeiro;  a advogada especialista em Direito de Família, Alexandra Ullmann; a psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Glícia Barbosa de Mattos Brazil, que é membro do Fórum Permanente de Direito de Família; e a assistente social Maria Luiza Valente, também do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A programação também inclui a exibição de uma versão editada do filme “A caça”, que conta a história de um homem que trabalha em uma creche e perde a guarda do filho após um divórcio complicado.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Emerj.

POLÍTICAS DE CONTROLE DO TABAGISMO

tabagismoEstão abertas até 7 de junho, sexta-feira, as inscrições para o curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. A capacitação oferece 30 vagas e tem como  objetivo formar profissionais de saúde para o SUS, principalmente aqueles que trabalham para a efetivação de políticas para o controle do tabaco nas secretarias estaduais e municipais de saúde. O programa é composto por aulas presenciais e palestras ministradas por diversos especialistas na área. Podem se inscrever profissionais de nível superior interessados nas áreas de saúde pública, economia e saúde, agricultura e meio ambiente, vigilância sanitária, direito, administração pública, comunicação em saúde, diplomacia em saúde e jornalismo. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga. Confira o edital completo! 

MENINOS NO TRÁFICO DE DROGAS

capa (2)Será lançado nesta terça-feira, dia 4 de junho, o livroLabirintos do Tráfico: vida, práticas e intervenções”, de Andréa Rodriguez. A obra é resultado da trajetória da autora como psicóloga social e de sua vivência em processos de transformações individuais e coletivas. O livro aborda o universo que engloba a vida dos “meninos no tráfico” e revê a direta associação desses grupos com a impossibilidade de mudança em suas vidas – o que determina que, aos olhos da população e de muitos profissionais, não passem de “casos perdidos”. Neste estudo, a autora opta por seguir numa rota contrária ao abordar os caminhos que podem levar a saída deste tortuoso labirinto. Opta por introduzir a dimensão do otimismo em um cenário sempre pessimista e mostra que muitos fizeram e continuam a fazer o caminho de volta, validando todos os esforços de projetos, profissionais e organizações. O lançamento será às 16h, no Observatório de Favelas (Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, próximo à passarela 9 da Av. Brasil, sentido Ilha do Governador).

ARTISTAS MULHERES NO CCBB

3I01169 (1)_0Da rebelde americana Guerrilla Girls às cores de Frida Kahlo, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a mostra Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou. Com destaque para a figura feminina, fotografias, vídeos, pinturas e instalações retratam as angústias, os desejos, a sensualidade, o humor e a ambiguidade de cada artista. Artistas brasileiras como Rosângela Rennó, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino e outras marcam presença na seleção da curadoria, ao lado de nomes como Frida Kahlo, Louise Bourgeois e Valérie Belin, em uma viagem de 1907 até a atualidade. Inédita no Brasil, a exposição reúne 120 obras de 65 artistas mulheres de todo o mundo, que compõem o acervo do Centro Georges Pompidou, de Paris – a maior coleção de arte contemporânea da Europa. A mostra está em cartaz até o dia 14 de julho e pode ser vista de terça a domingo, de 9h às 21h. A entrada é franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s