AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 24 a 30 de junho

24 jun

FESTA JUNINA DO RAP DA SAÚDE

painel festa juninaJunho é mês das festas juninas e a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (Rap da Saúde) não poderia ficar fora dessa. Na próxima sexta-feira, 28 de junho, os jovens e adolescentes participam do tradicional arraiá do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, na Maré. Durante a festa, os integrantes do RAP da Saúde e demais participantes da Contação de Histórias da Maré vão apresentar uma peça de teatro. Para participar, basta chegar ao local com muito ânimo para uma tarde divertida. Quem puder e quiser colaborar pode levar um prato de doce ou salgado. A festa junina acontece de 14h às 17h no CMS Americo Ve loso, que fica localizado na rua Gerson Ferreira nº100, Complexo da Maré.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

images“Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: Dilemas da Regulação e da Proteção à Saúde”. Este é o tema do VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária (Simbravisa 2013), que recebe inscrições de trabalhos até 30 de junho, domingo. O evento será realizado em Porto Alegre, de 27 a 30 de outubro, e vai reunir especialistas de todo o país e das Américas para debater questões que desafiam a vigilância sanitária e o modelo de desenvolvimento da atualidade. Na pauta estão os impactos que esse modelo provoca na situação de saúde individual e coletiva; sua capacidade de incluir ou excluir social e economicamente parcelas da população; e o debate de alternat ivas de organização e de ação da vigilância sanitária, considerando as desigualdades e os riscos à saúde que o crescimento econômico provoca na sociedade. As inscrições para participação no evento podem ser feitas até 31 de agosto. Acesse o site do Simbravisa 2013 e saiba mais.

INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE                                                                 

pensamento.estrategicoEstão abertas até quinta-feira, 27 de junho, as inscrições para o curso de extensão Acesso à Informação Científica e Tecnológica Em Saúde. Com carga horária de 63 horas, as aulas são voltadas para profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação e em atividades de apoio à pesquisa, na área da saúde. Para se candidatar, é preciso entregar ficha de inscrição, carta de apresentação e declaração de liberação pela chefia. A documentação deve ser entregue, até o dia 27 de junho, às 16h30,  à Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz (Avenida Brasil, 4036, sala 210 do Prédio da Expansão da Fiocruz). O curso disponibiliza 20 vagas e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25 de julho, no site do Icict. Confira a chamada pública para o curso de extensão Acesso à Informação Científica e Tecnológica em S aúde.

SAÚDE EM ASSENTAMENTOS RURAIS

assentamento-ruraisNa próxima quarta-feira, 26 de junho, o programa VideoSaúde vai exibir o vídeo “Assentamento XIX de Setembro”. Gravado no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, a produção aborda a rotina de famílias brasileiras que vivem em assentamentos rurais: as principais dificuldades e conquistas desses trabalhadores, suas condições de saúde e as mudanças nos processos de produção de gêneros agrícolas. O programa vai ao ar no canal UTV-RJ (canal 11 da NET), às 21h30. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Acesse o site da Universidade Federal de Viçosa e saiba mais sobre assentamento rural.

ARTE NO BOREL

263210_567547639933789_2062628475_nVocê já imaginou um museu dentro da favela? Foi com essa ideia que o morador do Borel, Fred Castilho desenvolveu o projeto Boreart. Em parceira com o Museu de Arte Moderna (MAM), quatro casas do morro do Borel se transformaram em galerias de arte. Até o dia 26 de junho, o projeto Boreart vai expor, gratuitamente, obras como a série de fotos “Descompressão…1973…descompressão”, do artista plástico luso-brasileiro Artur Barrio e também a obra “Chuva”, do coletivo multimídia Chelpa Ferro, entre outras. As visitas devem ser agendas pela página do Boreart no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s