AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 1º a 07 de julho

1 jul

DIVERSIDADE SEXUAL E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

postal-diversidade-sexualComo a literatura infanto-juvenil pode contribuir para o debate sobre diversidade sexual? Esse é o mote da  oficina Diversidade Sexual e Literatura Infanto-Juvenil, que acontece nesta quinta-feira, 04 de julho, durante o Seminário Literatura, Diversidade e Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Projeto Diversidade Sexual na Escola. O evento busca criar um espaço de troca e articulação entre pesquisadores e profissionais de educação básica para pensar a literatura e a produção textual na sua dimensão pedagógica, a partir do eixo “diversidade sexual e de gênero”. A oficina será um espaço para debater como é possível construir um caminho para trabalhar a sexualidade, a família e o afeto numa perspectiva diversa para crianças e adolescentes. Na próxima semana, dia 11 de julho, a iniciativa promove a oficina Diversidade Sexual e Cinema.  A proposta é discutir a relação da sexualidade no cinema, pensando como fazer do cinema um espaço para a reflexão sobre o nosso corpo, sobre a nossa própria sexualidade; como forma de olhar o outro e a si. Os encontros serão realizados de 18h às 21h, no auditório anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, no campus Praia Vermelha (Avenida Pasteur nº250, Botafogo, Rio de Janeiro). Não é necessária inscrição prévia.

DEBATE E EXIBIÇÃO DO FILME “CISNE NEGRO”

Cisne Negro.jpg3O ciclo de debates Em Cine exibe nesta quarta-feira, 03 de julho, o filme “Cisne Negro”.  O longa-metragem conta a história de uma jovem bailarina que aceita o desafio de interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”, substituindo uma veterana que vai se aposentar. A moça enfrenta diversos problemas de ordem psicológica e relacional, especialmente com sua mãe. E, pressionada por um exigente diretor artístico, passa a enxergar uma concorrência desleal vinda de suas colegas.  Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios. Após a exibição do filme, será realizado um debate com o psicólogo Carlos Bernardi. O encontro acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bloco D, sala 10.030, das 17h30 às 20h30. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas 10 minutos antes do evento.

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

lar-batista-regular1O Projeto Saber Comunitário está com vagas abertas para o curso Diagnóstico Socioterritorial no SESC Tijuca. Durante cinco quartas-feiras, com início na próxima, 03 de julho, os encontros que acontecerão de 9h às 13h, tem o objetivo de fortalecer a gestão de projetos sociais, auxiliando na construção de conceitos e metodologia referentes a utilização do diagnóstico socioterritorial como ferramenta de contextualização e gestão de projetos sociais. O curso é gratuito e conta com instrutores especializados, camisa, material didático, apostila e lanche. As inscrições podem ser feitas por e-mail para gerrysoares.rj@cieds.org.br ou pelos telefones: 3094-4555/8290-0063. Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos. Realizado pelo SESC RIO, o Projeto Saber Comunitário oferece cursos e palestras inteiramente gratuitas que visam desenvolver atividades de formação, promover o diálogo e a democratização de informações.

EXPOEPI RECEBE INSCRIÇÕES

banner_site_expoepi2013Estão abertas as inscrições para a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (13ª Expoepi). O evento acontecerá em Brasília – DF, em outubro de 2013, e tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio de sua mostra competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a saúde pública brasileira. A mostra está organizada em três modalidades: experiências do SUS municipais, estaduais ou do Distrito Federal;  trabalhos técnico-científicos decorrentes de pós-graduação na área de saúde coletiva ou afins, realizados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação; e intervenções do movimento social que tenham contribuído para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde. Cada modalidade é composta por diferentes eixos temáticos e todas as experiências inscritas devem ser voltadas ao aprimoramento do SUS. Acesse o edital da Expoepi 2013. Saiba mais sobre o concurso no Blog da Saúde. As inscrições podem ser feitas até 19 de julho. Mais informações:expoepi@saude.gov.br.

MUSEU NACIONAL COMPLETA 195 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

fachada-museu-gEm comemoração aos 195 anos de sua criação, o Museu Nacional, maior museu de história natural e antropologia da América do Sul, abre suas portas, entre os dias 05 e 07 de julho, para celebrar a data com uma programação gratuita. Oficinas, novas exposições e visitas mediadas fazem parte das atividades. O destaque é para a abertura da exposição “A (R)evolução das Plantas” que, pela primeira vez, expõe os fósseis da coleção de Paleobotânica do Museu Nacional. A exposição mostra a evolução das plantas e as mudanças climático-ambientais do planeta ao longo do tempo geológico e contará com material especial para as pessoas com deficiência visual, como catálogos em braile e áudios-livro. O Museu Nacional integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados da Universidade. O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e as visitas podem ser feitas das 10h às 16h. Confira a programação especial do Museu Nacional em comemoração aos seus 195 anos.  

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s