AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 13 a 19 de julho

12 jul

festa julina do RAP da SaúdeARRAIÁ DA SAÚDE
A época é de ‘anarriê’ e com a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) não poderia ser diferente. Por isso, nesta quarta-feira, dia 17 de julho, convidamos todos para a Festa Julina do RAP da Saúde, que acontece de 14h às 17h no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova. Como é um “arraiá da saúde”, as tradicionais barraquinhas de brincadeiras vão abordar a promoção da saúde, com atividades sobre tabagismo; dengue; alimentação saudável; DST/Aids e hepatites virais; gênero, raça e etnia; drogas; saúde mental; e saúde na escola. Então, quem quiser brincar de boca do palhaço ou pescaria, por exemplo, poderá aproveitar para refletir e aprender sobre temas tão importantes. A programação traz, ainda, quadrilha, correio do amor e da amizade e muita animação. Imperdível!

estatuto da criança e do adolescenteDIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
“Toda criança e adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. A recomendação é do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que completa 23 anos no próximo sábado, dia 13 de julho. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos e deveres de menores de 18 anos em todo o país, nas áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social, além de garantir o direito de ir e vir e o acesso à cultura e ao lazer. O seu cumprimento exige o envolvimento de todos nós e é fundamental que crianças e adolescentes conheçam os seus direitos e deveres, para que possam exercer a sua cidadania e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e uma cidade mais saudável. O aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente é uma ótima oportunidade para promover debates e reflexões sobre esses temas e estimular o protagonismo infantil e juvenil.

aquecimento-globalAQUECIMENTO GLOBAL EM CENA
O aquecimento global é tema de uma sátira que será encenada pelo grupo de teatro português  Causa Associação Cultural, em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro. O “Aquecimento esclarecido”é inspirado no filme “Uma verdade inconveniente”, em que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, denuncia a questão. O espetáculo usa do humor para tratar da controvérsia que cerca o tema. No formato de conferência, a peça aborda, de forma crítica, os argumentos daqueles que negam a existência ou a responsabilidade do homem nos processos que levam às mudanças climáticas. Com duração de cerca de 35 minutos, o espetáculo é seguido de debate com especialista no tema. A peça, voltada para maiores de 12 anos, foi escrita pelo bioquímico David Marçal, autor de outras peças sobre temas científicos e coordenador do grupo “Cientistas em pé”, de stand-up comedy com cientistas. A sessão será na Tenda da Ciência do Museu da Vida, na Fiocruz,  dia 15 de julho, às 14h. A entrada é franca.

música no museuCONCERTOS GRATUITOS PELA CIDADE
Durante todo o mês de julho, o projeto Música no Museu levará concertos gratuitos a diversos locais da cidade. Este ano, o destaque será para participação das orquestras das comunidades pacificadas, formada por 130 crianças e adolescentes da Cidade de Deus, do Complexo do Alemão e dos morros Santa Marta e Macacos. Um programa de música sacra, que começou no dia 1º de julho, apresenta espetáculos divididos por temas e naipes (percussão, pianos, voz, sopros e cordas). Ao todo, serão 26 concertos que mesclam clássicos brasileiros com trechos de óperas e canto coral. Esta semana, acontecem apresentações no Real  Gabinete Português, no Centro Cultural da Justiça Federal e no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro; no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo; e no Parque das Ruínas, em Santa Tereza. Confira a programação completa do Projeto Música no Museu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s