AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: Mês de Valorização da Paternidade 2013

26 jul

Mês de Valorização da Paternidade

Paternidade e Diversidade

Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2013, o tema Paternidade e Diversidade propõe a reflexão sobre os diferentes modelos de pais – e paternidades – presentes nas famílias contemporâneas: pais adolescentes, idosos, casados, separados, solteiros, que  assumem de diferentes formas sua função de pai.  E, ao mesmo tempo, protagonizam papéis sociais tradicionalmente ocupados pelas mulheres.

 Em sua estreia, o programa Em Família,do Canal Saúde, abordou essa questão a partir da provocação “O que é família para você?”. A exibição do vídeo pode ser um ótimo ponto de partida para o debate sobre o tema.

“Seguindo o compromisso de respeitar e valorizar as diversidades e de promover a equidade, como os serviços de saúde e demais políticas públicas podem atuar para acolher, de forma integral, todas essas famílias? Como pais e homens podem estar mais presentes nas ações de cuidado? Essas são algumas das questões que vamos trabalhar ao longo de todo o mês de agosto”, aponta Viviane Manso Castello Branco, coordenadora do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que promove a campanha.

Mês de Valorização da Paternidade“O envolvimento dos pais no  cuidado com seus filhos é um processo que contribui para a promoção da saúde e o bem estar de toda a família.  E isso vale para diferentes  modelos de família e paternidade.Por isso, o Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro define como uma de suas metas a implantação da iniciativa Unidade de Saúde Parceria do Pai em toda a rede Saúde Presente”, informa Aline Bressan, superintendente de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

 O Mês de Valorização da Paternidade envolve unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais parceiros da promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é promover atividades, debates e reflexões sobre o papel e a efetiva participação dos pais na vida e no cuidado de seus filhos. Participe! Envie a programação de sua instituição para elosdasaude@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO 2013: Paternidade e Diversidade

Lançamento do vídeo “O pai está”

postal da saúde: paternidadeEm 2013, a abertura do Mês de Valorização da Paternidade acontece dia 1º de agosto, quinta-feira, com o lançamento do vídeo “O pai está”, realizado pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde). Ficção mesclada com documentário, a obra mostra situações reais em que “o pai está”; em que o pai ocupa posições e protagoniza ações que tradicionalmente são consideradas como de responsabilidade exclusiva da mãe.

De forma bastante criativa, o vídeo abre o debate sobre o papel de pais e mães nas famílias contemporâneas. Após a exibição do filme, uma mesa-redonda discute o envolvimento de pais e homens nas ações de cuidado e sua inserção nos serviços de saúde, escolas e demais políticas sociais. Participam do bate-papo Marcos Diniz, do RAP da Saúde; Paulo César Mattos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Maria Luiza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Fernando Moreira, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio Janeiro; Maria das Dores Amaral, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro  e Marco Aurélio Martins  do Instituto Promundo.

O evento acontece a partir das 14h, no auditório da Estação Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4º. Andar, na Cinelândia). Não é preciso fazer inscrição, para participar basta comparecer ao local do evento.

Futebol da paternidade
No sábado, 03 de agosto, o Complexo Esportivo da Rocinha recebe o II Torneio de Futsal pela Valorização da Paternidade! Os times, formados por profissionais de saúde e pais que frequentam as unidades municipais de saúde da Zona Sul (Área Programática 2.1), foram treinados durante todo o mês de julho pelas equipes da Academia Carioca da Saúde. Além do troféu para a equipe vencedora, os jogadores vão disputar os títulos de artilheiro, “bola cheia” e “bola murcha”. A torcida mais animada também ganhará prêmios! A atividade começa às 9h e o Complexo Esportivo da Rocinha fica na Rua Berta Lutz, 85, próximo à passarela.

toró de palpitesRoda de conversa em Thomaz Coelho
Na quarta-feira, dia 7 de agosto, a Clínica da Família Herbert José de Souza, em Tomaz Coelho, promove roda de conversa sobre paternidade consciente com os homens que frequentam a unidade de saúde, às 14h. A atividade vai abordar temas como o cuidado com o corpo, a prevenção e a promoção da saúde. Ao final do bate-papo, serão sorteados um kit masculino de produtos higiênicos e cinco Vales Beleza, que poderão ser trocados na Barbearia do Francisco, na própria comunidade. A Clínica da Família Herbert José de Souza, que é uma Unidade de Saúde Parceira do Pai, fica na avenida Pastor Martin Luther King Jr, 4776,em Tomaz Coelho. Para participar, basta comparecer à unidade.

Instituto PromundoValorização da paternidade em Sulacap
Certificado como Unidade de Saúde Parceira do Pai, o Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto, em Sulacap, participa ativamente do Mês de Valorização da Paternidade. Este ano não poderia ser diferente. A unidade de saúde aposta em uma decoração especial para sensibilizar usuários e funcionários em torno do tema da paternidade. Painéis alusivos à saúde do homem e ao conceito de pai presente alegram as paredes, ao lado de banners com fotos de pais e filhos que frequentam o espaço. O acervo também conta a exposição de fotos da coleção “Eu sou Pai”, do Instituto Promundo, no chamado “corredor da afetividade paterna”.

  • 10 de agosto, sábado, de 9h ao meio-dia:  Festa de Dia dos Pais, com as oficinas “Colorindo o nosso dia a dia”; “Brincando juntos”; e “Pai também amamenta”.
  • 12 de agosto, segunda-feira, de 8h às 13h30: Roda de conversa “Homem e os cuidados com a saúde”, com profissionais da Academia Carioca de Saúde.
  • 16 de agosto, sexta-feira, a partir das 14h: Festa de aniversário de 26 anos do CMS Professor Masao Goto, com um debate sobre a importância do autocuidado para a saúde do homem.

I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS

logo Unidade de Saude Parceira do PaiAo final do mês, entre os dias 21 e 23 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro recebe o I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS, fruto de uma parceria entre Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Comitê Vida e o Instituto Promundo. A programação está organizada em torno de três painéis temáticos: Paternidade e serviços de saúde; Por que envolver os homens nas ações de cuidado?; e Paternidade e diversidade.

O evento também será oportunidade para apresentação de experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da valorização da paternidade. Dentre elas, estão as Unidades de Saúde Parceiras do Pai, certificadas em 2012. A mostra cultural ficará por conta do RAP da Saúde e das exposições fotográficas “Você é meu pai”, do Instituto Promundo, e “Um mundo de pais”, de José Inácio Parente.

E mais: Ao longo de todo o mês de agosto, unidades de saúde, escolas e demais parceiros da promoção da saúde e da valorização da paternidade promovem diversas atividades. A programação será constantemente atualizada. Para incluir as ações de sua instituição, entre em contato pelo email elosdasaude@gmail.com.

— Saiba mais sobre o Mês de Valorização da Paternidade
— Acesse nossa biblioteca sobre paternidade
— Consulte também nossa videoteca sobre paternidade
— Curta a página do Mês de Valorização da Paternidade no Facebook e fique por dentro das novidades
— Relembre: V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade (2012)
— Veja também: Café com Ideias debate namoro saudável e valorização da paternidade
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s