AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 31 de agosto a 6 de setembro

30 ago

rio sem raiva 2013RIO SEM RAIVA 2013
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realiza, no próximo dia 31 de agosto, a segunda etapa da campanha Rio Sem Raiva 2013, para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Os postos funcionarão das 8h às 17h.  Em toda a campanha, que tem cinco etapas, a estimativa é vacinar mais de 600 mil animais. Cerca de mil postos fixos e móveis, incluindo em postos de saúde, escolas, associações de moradores e praças, estarão à disposição da população. Nesta segunda etapa serão contemplados os seguintes bairros: Bonsucesso, Maré, Manguinhos, Ramos, Olaria, Higienópolis, Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Penha, Vigário Geral, Jardim América, Engenho da Rainha, Inhaúma, Pilares, Del Castilho, Tomás Coelho, Jacaré, Maria da Graça, Rocha, Riachuelo, Encantado, Água Santa, Engenho de Dentro, Méier, Lins, Engenho Novo, Abolição, Piedade, Todos os Santos e Cachambi. Nos demais bairros da Zona Norte a vacinação ocorrerá na próxima etapa.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença tem grau de letalidade próximo a 100% e, no município do Rio, está controlada há 25 anos. As etapas seguintes da campanha acontecerão em 21 de setembro, 19 de outubro e 30 de novembro, com alcance em toda a cidade. Os endereços dos postos de vacinação poderão ser consultados nos dias que antecedem cada etapa no sitewww.rio.rj.gov.br/web/sms ou pelo telefone 1746.

MESTRADO NA ENSP
Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) estão com inscrições abertas para o mestrado e o doutorado até sexta-feira, 6 de setembro. Para a seleção pública 2014, as inscrições serão feitas apenas pela internet, por meio da Plataforma Siga. Os candidatos interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas – e atualizadas nas páginas dos cursos – para cada um dos programas de pós-graduação e todas as informações sobre prazos que constam nos editais dos respectivos programas. Saiba mais sobre os cursos de mestrado e doutorado da Ensp.

MANEJO DA OBESIDADE
Interessados em participar do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde têm até o dia 31 de agosto, sábado, para registrar a sua experiência. A convocação é feita pelo Ministério da Saúde, por meio de sua Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição e em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Podem ser submetidos relatos de experiências desenvolvidas em toda a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão aceitas experiências de gestão de ações de promoção da saúde na área, bem como iniciativas para a prevenção e o tratamento da obesidade.  O Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde tem como missão identificação, sistematização, valorização e compartilhamento de lições e práticas de gestão inovadoras no enfrentamento da obesidade, participativas e deliberativas, produzindo subsídios para os Conselheiros de Saúde e para o gestor no processo de gestão das ações de saúde no SUS. Acesse o formulário para inscrição de sua experiência.

femininoIDENTIDADE E ATITUDES: O UNIVERSO FEMININO
O Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) convida a todos para a sua Mostra Pedagógico-Cultural, que em 2013 chega à 14ª edição, com o tema Identidades e Atitudes: O Universo Feminino. O evento acontece no sábado, 31 de agosto, a partir das 17h30, na sede do AIACOM (Rua Barão do Bom Retiro, 920, Engenho Novo). A entrada é franca e a programação inclui apresentações e oficinas de dança, teatro e capoeira, além da exibição do curtametragem “As marcas de Fernanda”. Mais informações: (21) 2581.9918 | cultural@aiacom.org.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s