SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2013

18 set

Quais são os efeitos do uso de álcool e outras drogas para a segurança no trânsito? Como as responsabilidades e escolhas individuais podem impactar a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas? Esse é o mote da Semana Nacional de Trânsito 2013, realizada todos os anos pelo Ministério das Cidades. A iniciativa vai promover ações em todo o país, com foco na mobilidade urbana segura e sustentável e na conscientização dos riscos envolvendo o uso de álcool e outras drogas no trânsito. A mobilização é intensificada em 22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro.

Lançada nesta terça-feira, 17 de setembro, a campanha Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas busca conscientizar a população a partir de histórias reais que revelam as consequências da imprudência no trânsito. A iniciativa integra o Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada: Um Pacto pela Vida) e está alinhada à mobilização global Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020.

Campanha da indústria automobilística alerta para o risco de combinar direção, álcool e outras drogas

Campanha da indústria automobilística alerta para o risco de combinar direção, álcool e outras drogas: à esquerda: “agora você vê”; à direita: “agora não”.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET),  o consumo de álcool ao dirigir é a segunda causa de acidente nas estradas e rodovias brasileiras – a primeira é o excesso de velocidade. O consumo de álcool e outras drogas  altera os reflexos, reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos no trajeto. Um motorista alcoolizado tem dificuldade, por exemplo, em perceber uma moto passando ao lado ou um pedestre atravessando na faixa, além de ter menos chances de resistir a um acidente de trânsito, por conta das alterações metabólicas provocadas pelo álcool em seu organismo.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o álcool está presente no sangue de quase metade das vítimas fatais dos acidentes de trânsito – a maioria homens com idades entre 20 e 39 anos.

Assista ao vídeo da Semana Nacional de Trânsito 2013

Assista ao vídeo Mobilidade Urbana, produzido pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde)

Saiba mais:
Acompanhe o blog Viver Seguro no Trânsito e fique por dentro das novidades da Semana Nacional de Trânsito 2013
Curta a página do Dia Mundial sem Carro no Facebook
Acesse o blog Transporte Ativo
Conheça a iniciativa Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020
Baixe as apresentações do seminário Acidentes de Trânsito no Município do Rio de Janeiro, realizado durante a Semana Nacional de Trânsito 2012
Saiba quais foram os temas abordados pelas edições anteriores da Semana Nacional de Trânsito
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s