DIA MUNDIAL SEM CARRO 2013

20 set

Este domingo, 22 de setembro, é Dia Mundial sem Carro. A mobilização, realizada em todo o mundo, chama atenção para alternativas ao uso do carro como forma de promover a mobilidade urbana segura e sustentável.

Conheça dez razões para levar a sério o Dia Mundial sem Carro

einstein-bici

Programação no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, um bicicletário itinerante percorre a cidade desde terça-feira, 17. Neste sábado, 21, e no domingo, 22, a ação acontece na orla de Ipanema, na altura do Jardim de Alah, de 6h às 17h. Em formato de automóvel, o bicicletário itinerante mostra que dez bicicletas ocupam o mesmo lugar que um único carro  – e que, por isso, o uso da bicicleta contribui em muito para a melhoria do trânsito.

De sábado a segunda-feira, o Rio de Janeiro recebe o 3º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta. No sábado, 21, 80 ciclistas – dentre eles, secretários de transportes de várias cidades, cicloativistas e gestores públicos e privados – embarcarão com suas bicicletas num trem da Supervia para uma visita técnica a bicicletários de Santa Cruz, que integram a  bicicleta aos trens urbanos do Rio. No domingo, 22, como parte do evento, a Prefeitura do Rio promove um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento dos Pracinhas. A concentração começas às 7h e a largada será às 9h.

 Outro bicicletaço acontece no domingo, a partir das 14h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque das Taboas (entre o Clube de Regatas Flamengo e o Clube Caiçaras). A ação é promovida pelo grupo Pedalembando – Criativos Empreendedores sobre Bikes e também vai saudar o início da primavera e o consumo consciente.

No Dia Mundial Sem Carro, a SuperVia incentivará o embarque com bicicletas em todas as 102 estações do sistema, para o deslocamento da população que for ao Aterro do Flamengo participar do passeio ciclístico promovido pela Prefeitura. Desde o ano passado, a concessionária liberou o embarque com bicicletas nos trens aos domingos, durante todo o dia e, aos sábados e feriados, após as 14h. Seis estações da SuperVia oferecem, juntas, quatro mil vagas para bicicletas: Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. O serviço é gratuito e conta, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros.

Lembre-se: a bicicleta é um veículo e não um brinquedo. Confira alguns cuidados fundamentais para garantir a segurança: 
  • Ciclovias e ciclofaixas são os espaços adequados para os ciclistas. Optar por essas faixas é investir em segurança
  • Ciclista: permaneça  bem visível! Uma dica é usar roupas claras, bem coloridas ou com faixas com neon
  • Espelho retrovisor, campainhas e olhos de gato são itens obrigatórios
  • O uso de capacete e óculos aumenta a sua segurança
  • A maior parte dos acidentes acontece nos cruzamentos. Atenção redobrada nestes locais!
  • Mudanças de direção devem ser sinalizadas com os braços
  • Enquanto estiver pedalando, evite  uso de  fones de ouvido: é importante ouvir o trânsito
  • A prioridade do pedestre deve ser respeitada
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s