AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 5 a 12 de outubro

4 out

maosBOAS PRÁTICAS COM ADOLESCENTES E JOVENS
O Laboratório de Inovação sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, lançado em agosto pelo Ministério da Saúde, recebe até 12 de outubro relatos de experiências de profissionais que desenvolvam ações voltadas para esse público no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital de convocação está dividido em dois eixos temáticos. O primeiro contempla as boas práticas da atenção à saúde do jovem e do adolescente, envolvendo a melhoria e ampliação do acesso; melhoria da qualidade da atenção; saúde sexual e reprodutiva; educação em sexualidade e planejamento reprodutivo; Rede Cegonha; Rede de Atenção Psicossocial; envolvimento de outros setores (intersetorialidade); programação e execução de recursos financeiros; práticas de difusão do conhecimento e da informação; e comunicação e integração entre os serviços. O segundo eixo trata da participação juvenil, ou seja, experiências exitosas e inovadoras que promovam o protagonismo de adolescentes e jovens na atenção à saúde e que estejam passíveis de monitoramento da implementação pelo setor saúde por meio do SUS. Acesse o edital de convocação de experiências para o Laboratório de Inovação sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens e em seguida confira o formulário de inscrição.

educação popularEDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
O Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde está com editais abertos para seleção de mediadores, educadores populares e alunos para o Curso de Educação Popular em Saúde. O programa tem como objetivo contribuir para aprimorar a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle às Endemias, em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a Educação Popular em Saúde. As inscrições para mediadores e educadores populares podem ser feitas até 11 de outubro e candidatos a alunos têm até o dia 15 de outubro para realizar a inscrição. A seleção será feita por meio de análise documental e os candidatos selecionados, bem como os suplentes, terão que participar da Oficina de Formação Pedagógica de Mediadores e Educadores Populares. Confira o edital para seleção de mediadores, o edital para seleção de educadores populares e o edital para seleção de alunos.

gestores publicos e agentes culturaisGESTORES PÚBLICOS E AGENTES CULTURAIS
Estão abertas até sábado, 5 de outubro, as inscrições para o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, promovido pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ.  A iniciativa busca qualificar gestores, conselheiros e agentes culturais do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo competências nas áreas de reflexão sobre cultura e seus modelos de gestão; formulação e execução de programas e ações para a cultura; e planejamento e previsão de infraestruturas para as atividades culturais. O curso é de extensão universitária, em modalidade semipresencial e terá certificado emitido pela UERJ. As aulas serão ministradas de novembro de 2013 a julho de 2014, com início em 4 de novembro e aula inaugural em 26 de outubro.  Saiba como fazer a sua inscrição para o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais.

postal da saude: diversidade sexualSAÚDE LGBT
Acontece nesta terça-feira, 8 de outubro, o Seminário Entraves, Avanços e Caminhos no Direito à Saúde da População LGBT. O evento será realizado no auditório da Fundação Atauplho de Paiva, na Av. Almirante Barroso, 54, 15o andar, no Centro, de 13h30 às 18h. Participam da mesa de abertura representantes do Instituto Promundo, da Conexão G e da Gerência de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Em seguida, às 14h, a programação oferece a oficina “Ouvindo os profissionais de saúde: desafios, demandas e possibilidades para o atendimento integral em saúde da população LGBT”. Às 16h30, uma mesa redonda integrará três temáticas: “Desafios no acesso à saúde LGBT”, com Juny Kraicyk, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais d Ministério da Saúde; “Recomendações e experiências da população LGBT”, com Mauro Lima, da Conexão G; e “Projeto Acolher para Incluir”, com Giselle Israel, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Às 17h30, o debate final elencará as recomendações dos profissionais de saúde e da população LGBT. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email d.lopes@promundo.org.br, informando nome completo, telefone e instituição. As vagas são limitadas.

dia do criançaSEMANA DA CRIANÇA NO CCBB
Em comemoração ao dia criança, o programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) promove a Semana das Crianças – O Universo é Redondo, de 5 a 13 de outubro. Baseado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, que estreia no dia 12 de outubro – onde se destacam as formas circulares como pontos e bolas – o evento contará com rodas de histórias, laboratórios de artes visuais, atividades de música e uma programação especial para as crianças menores, com idades entre 3 a 6 anos. Haverá também espetáculos com palhaços, memorando os tradicionais e arredondados picadeiros circenses. Dentre os espetáculos infantis que compõem a programação destaca-se a peça “Tem Areia no Maiô” da Companhia As Marias das Graças, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil. Criado em 1992, o grupo já percorreu diversas regiões do país e do mundo. Todas as atividades são gratuitas. É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas. Confira a programação da Semana da Criança – O Universo é Redondo. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s