AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de outubro

11 out

terceira_idadeENVELHECIMENTO POPULACIONAL
O fórum internacional Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado reunirá no Rio de Janeiro especialistas de diversos campos do conhecimento para debater estratégias e políticas para a saúde do idoso. O encontro acontece nos dias 16 e 17 de outubro, quarta e quinta-feira, de 9h às 17h, na sede da Bradesco Seguros (Rua Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido). O fórum abordará desde aspectos sobre seguridade social até a necessidade de treinamento de profissionais para atuarem como cuidadores de idosos. O evento também será oportunidade para conhecer modelos de cuidado de dez países. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail ilcbrazil2012@gmail.com, informando nome completo, profissão, instituição, telefone e e-mail.

sistema nacional de juventudePROTAGONISMO JUVENIL
A Secretaria Nacional de Juventude recebe até sexta-feira, 18 de outubro, contribuições sobre a regulamentação do Sistema Nacional de Juventude. Depois de quase uma década de tramitação, a presidenta Dilma Rousseff sancionou,  em agosto , a Lei 12.852, instituindo o Estatuto da Juventude. A nova lei é, a um só tempo, uma declaração de direitos da juventude brasileira e o marco inicial para a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Juventude convida os jovens e todos que se interessam pelo tema a enviar contribuições sobre a regulamentação do Sistema, por meio do portal Participatório.

videosaude distribuidora da fiocruzSAÚDE NA TV
O programa VideoSaúde, da Fiocruz, exibe no Canal Universitário do Rio de Janeiro (canal 11 da NET) vídeos do acervo da instituição, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública. Nesta semana, o vídeo “Um dia daqueles” discute a contracepção de emergência, também conhecida como “pílula do dia seguinte”. Embora permitido no país, o método que previne a gestação após a relação sexual deve ser reservado para situações excepcionais. O programa ainda aborda questões como os direitos sexuais e reprodutivos; o planejamento familiar; a violência contra a mulher; e a prevenção da gravidez na adolescência. O vídeo vai ao ar no sábado, dia 12, às 13h, e na segunda-feira, dia 14, às 15h. Na quarta-feira, dia 16, às 21h30, serão exibidos dois vídeos sobre hanseníase: “Superação”, de Ugo Giogertti, mostra a trajetória de uma paciente de hanseníase, do momento em que recebe o diagnóstico até a cura. O segundo vídeo é uma produção da Videosaúde em parceria com Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Através de depoimentos de pessoas que contraíram a doença, “A vida não para” mostra que a hanseníase pode ser contraída por qualquer pessoa, independentemente de classe social, cor ou sexo. O documentário apresenta as características da doença, formas de contágio e o tratamento adequado. A direção é de José Mariani. As reprises acontecem no sábado, dia 19, às 13h, e na segunda-feira, dia 21, às 15h.

cinemao infantilCINEMÃO INFANTIL
Em outubro, o Cinemão – Veículo de Ocupação Tática da Cultura dedica-se a uma programação especial para as crianças. A Mostra Cinemão Infantil exibirá longas e curtas-metragens premiados para a criançada, além de promover oficinas de narrativas regadas de pipocas. O evento contará também com um grupo de contadores de histórias, palhaços e sessões de fotos da criançada nas comunidades. As sessões acontecem no Fumacê, em Realengo, dia 12 de outubro; na Estradinha / Tabajaras, em Botafogo, dia 13 de outubro; em Tuiutí, na Mangueira, dia 19 de outubro; e na Coroa, em Santa Teresa, dia 20 de outubro. Mais informações: www.cinemao.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s