AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 23 a 29 de novembro

22 nov

postal da saúde: violência contra a mulherPELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Teve início nesta quarta-feira, 20 de novembro, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que promove uma série de ações para conscientizar e mobilizar a sociedade em torno do tema. Neste sábado, 23 de novembro, o evento  “Pelo fim da violência contra a mulher – Conheça a Lei Maria da Penha e os serviços de atendimento à mulher em situação de violência”, promovido pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro (SPMulheres), toma conta do Parque Madureira, de 8h às 13h. A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) participa da iniciativa, com atividades lúdicas e interativas sobre promoção da saúde e prevenção das violências, com destaque para a perspectiva do namoro saudável. A ideia é que quem ama cuida, confia, respeita e conversa – sem produzir violências. Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher seguem até dezembro. Confira a programação no Rio de Janeiro.

seminario_atencao_primariaFORMAÇÃO PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA
O conhecimento científico e as boas práticas em saúde produzidas pelos alunos e profissionais do Rio de Janeiro que participaram dos cursos promovidos pela Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Subsecretaria de Promoção de Saúde, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Subpav/SMS/RJ) estão em pauta esta semana, durante o Seminário de Formação Profissional na Atenção Primária em Saúde na cidade do Rio de Janeiro: a produção de práticas e saberes.  A atividade pretende integrar as experiências e o conhecimento produzido e partilhá-los com outros profissionais, gestores e pesquisadores. O encontro será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na Estação Otics-Rio Centro (Rua Evaristo da Veiga, 16, Cinelândia). As inscrições são gratuitas, acesse o formulário e participe!

redes sociaisCRIANÇAS, ADOLESCENTES E AS REDES SOCIAIS
O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica promove na próxima sexta-feira, 29 de novembro, o debate A Internet e as Redes Sociais: Repercussões Psicossociais na Formação de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, no Palácio da Justiça, no Centro, e tem início às 9h, com mesa de abertura da presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, Ivone Caetano. Em seguida, a palestra “Convivendo com Jovens na Rede” recebe o filósofo Maurício Castanheira; a psicóloga, sexóloga, terapeuta de casal e família Maria Cristina Werner; e o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Gilson Perdigão Filho. O Palácio da Justiça fica na Av. Erasmo Braga 115 e o auditório está no 4º andar. Mais informações pelo telefone (21) 3133.3369. As inscrições devem ser feitas no site da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

inovasusPRÊMIO INOVA SUS
Estão abertas até domingo, 24 de novembro, as inscrições para o Prêmio InovaSUS 2013, promovido pelo Ministério da Saúde.  O prêmio tem como objetivo valorizar, reconhecer e premiar as melhores práticas e/ou inovações relacionadas à gestão do trabalho na saúde, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS, tendo como público as secretarias  estaduais e municipais de Saúde e do Distrito Federal, consórcios públicos e fundações públicas, no âmbito do SUS. Acesse o site e saiba como se inscrever!

DioNise-se, Apoline-se, Cure-seTEATRO E SAÚDE
O Teatro de Dionises, o Hotel da Loucura e a Universidade Popular de Arte e Ciência promovem uma apresentação gratuita do espetáculo DioNise-se, Apoline-se, Cure-se nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 19h, no Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 Catete). A atividade vai promover a anamnese comunitária, explorando o território, suas memórias e histórias. A proposta é curar a loucura social através da cultura e dos símbolos que regem a política. A entrada é franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s