AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 30 de novembro a 6 de dezembro

29 nov
rap-da-saudeRAP DA SAÚDE CONTRA AIDS

Este domingo, 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta contra a Aids. A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) participa da campanha e promove ações de conscientização durante toda a semana. No domingo, no Parque Madureira, as equipes territoriais realizam dinâmicas contra o preconceito e a favor da prevenção. Ações educativas e culturais também serão promovidas por movimentos sociais e pelos governos federal, estadual e municipal, das 9h às 20h.

Na terça-feira, dia 3, e na quarta-feira, dia 4, a equipe da Rocinha intensifica as ações contra preco nceito e discriminação em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids, com atividades na comunidade e na Clínica da Família Rinaldo de Lamare.

rio sem raiva 2013RIO SEM RAIVA 2013
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promove neste sábado, 30 de novembro, a quinta e última etapa da campanha Rio Sem Raiva 2013, para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Postos de vacinação fixos e móveis funcionarão das 8h às 17h em unidades de saúde, escolas, associações de moradores e praças. Nesta última etapa serão contemplados os seguintes bairros: Santa Cruz, Paciência, Palmares, Sepetiba, L argo do Arão, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba. Para saber qual é o posto de vacinação mais perto de sua casa, consulte a central de atendimento da Prefeitura, pelo telefone 1746. Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36 horas após a aplicação da vacina. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado – daí a importância da vacinação. A doença tem grau de letalidade próximo a 100% e, no município do Rio, está controlada há 25 anos. A campanha Rio Sem Raiva 2013 foi realizada em cinco etapas entre os meses de agosto e novembro, cada uma contemplando uma área da cidade.

fita_aidsFIQUE SABENDO!
Unidades de saúde de todo Rio de Janeiro participam até sábado, 30 de novembro, da campanha Fique Sabendo, pararealização de diagnóstico de HIV e sífilis. A testagem é gratuita, voluntária e anônima e o resultado é liberado em dez dias úteis, na própria unidade de saúde ou pela internet. Todas as pessoas que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem.  Quem comparecer à unidade de saúde deve levar documento de identidade com foto e CPF. Clique aqui para consultar qual é a unidade de saúde mais próxima da sua casa. A campanha, que teve início dia 28 de novembro, é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento da Prefeitura, pelo telefone 1746.

expogepEXPERIÊNCIAS DO SUS
Estão abertas até 1º de dezembro as inscrições de trabalhos para II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP). O evento busca fomentar a produção de conhecimentos em Gestão Estratégica e Participativa no âmbito do SUS e promover o intercâmbio de conhecimentos por meio da exposição de trabalhos nas modalidades de relato de experiência e de estudos e pesquisas. As inscr ições de trabalhos a II EXPOGEP podem ser feitas em cinco eixos temáticos: Transparência e Controle na Gestão Pública; Governança e Regionalização em Saúde; Escuta e Participação Social; Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade; e e-Saúde e Informação. Todos os gestores federais, estaduais e municipais, trabalhadores da saúde, pesquisadores, estudantes, conselheiros e usuários do SUS podem participar da Mostra como expositores de experiências e ouvintes. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, será realizado em Brasília, de 2 a 6 de fevereiro de 2014. As inscrições devem ser feitas em www.saude.gov.br/expogep.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s