COMO SE PROTEGER EM CASO DE TEMPORAIS

16 dez

tempestade-de-raios-4d20daCom as temperaturas mais altas no fim do ano, aumentam a incidência de chuvas e de grandes tempestades em todo o estado do Rio de Janeiro, causando inúmeros transtornos,  que vão desde inundações até contaminação de alimentos. Por isso, é sempre bom tomar certos cuidados nesta época do ano!

Para prevenir alagamentos, é importante não jogar lixo ou entulhos nas ruas, nos rios e nos bueiros. Jogar lixo em córregos e em bueiros impede o escoamento da água, facilitando a ocorrência de inundações.

Em caso de chuvas fortes, fique atento ao nível da água. Se houver risco de inundação, vá com sua família para um local seguro.  Proteja-se, evitando contato com a água das enchentes. São muitos os perigos de caminhar em ruas alagadas: além da correnteza das águas, dos bueiros abertos e dos fios elétricos expostos, há ainda o risco de contrair doenças graves, como hepatite e leptospirose.

Após as chuvas, os cuidados devem permanecer. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, porque há possibilidade de choques e curto-circuito. Não consuma alimentos e água que tenham sido contaminados pela inundação. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, procure atendimento médico o mais rápido possível.

Defesa Civil informa sobre possibilidade de chuvas por mensagens de texto

A tecnologia pode servir como aliada na prevenção. É possível cadastrar-se para receber gratuitamente, por mensagens de texto (SMS), alertas sobre a possibilidade de temporais no município do Rio. As mensagens com os avisos da Defesa Civil são enviadas com cerca de quatro horas de antecedência pelas operadoras de telefonia. Para receber o SMS da Defesa Civil do Rio, basta enviar uma mensagem com o texto “DCRJ” para o número 4000 (operadoras Vivo, TIM e Oi) ou para o número 889 (operadora Claro).

Veja as orientações e cuidados para prevenção de doenças em alagamentos e as instruções para limpeza e desinfecção da caixa d’água dadas pela Prefeitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s