DEU CERTO! Dia de prevenção ao diabetes em Sepetiba

26 dez

Clínica da Família Waldemar Berardinelli, em Sepetiba, tem apostado forte na promoção e prevenção da saúde por meio da realização de atividades lúdicas e informativas. Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, profissionais e usuários da unidade participaram, no dia 13 de novembro, do Diabest, dedicado ao esclarecimento sobre a doença e suas formas de prevenção e tratamento.

Diabest teve início logo cedo, na porta da unidade. Após um alongamento, os participantes caminharam juntos até a praia de Sepetiba, onde havia um café da manhã, com muitos sucos, frutas e água, ingredientes fundamentais em uma dieta saudável. Depois da pausa para a alimentação, os profissionais de saúde mediram peso, altura e circunferência abdominal dos usuários e aplicaram o questionário FINDRISC, que avalia o risco de ocorrência do diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

diabest

Os participantes do Diabest praticaram exercícios físicos na praia de Sepetiba.

Após os exames, todos praticaram exercícios, como a divertida lambaeróbica, na areia. “Todos os usuários e profissionais participaram de todos os momentos, foi um dia muito feliz, com muita alegria e saúde em Sepetiba”, conta a diretora da Clínica da Família Waldemar Berardinelli, Zeny Fernandes.

Zeny ressalta a importância da construção coletiva do evento. “Levei a ideia para reunião de equipe e os profissionais não perderam tempo: saíram em campo para conseguir as doações. O professor de educação física do Programa Academia Carioca, a nossa dinamizadora da saúde dos idosos e os agentes comunitários de saúde trataram de fazer as inscrições dos participantes e a divulgação do evento com um carro de som”. Com a colaboração de todos, a comemoração foi organizada em apenas 15 dias.

E, para ela, o Diabest foi só o começo.  A diretora planeja montar, na Clínica da Família Waldemar Berardinelli, um projeto inspirado no Medida Certa, programa da Rede Globo em que famosos se comprometem a baixar de peso por meio da mudança de hábitos alimentares e da prática regular de atividades físicas. Perder peso de forma saudável, tratar da saúde e prevenir-se de futuras doenças: a ideia é que tudo isso seja feito de forma participativa e coletiva, respeitando as singularidades e fortalecendo a autoestima.  Ela mesma quer dar o exemplo na unidade: “Estou acima do peso e sou hipertensa, vou ser a primeira a aderir ao programa. Acredito que é possível trabalhar prevenção e promoção de saúde de forma divertida e consciente. Quero provar que dá certo. Basta acreditar e realizar”, afirma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s