ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2013

30 dez

Neste final de ano, desejamos a todos a oportunidade de refletir sobre as experiências que vivenciamos em 2013 e de nos prepararmos para um novo ciclo de trabalho, realizações e, claro, saúde, em 2014!

Confira a nossa retrospectiva 2013, com os principais destaques do ano.

Em 2014, contamos com a sua colaboração para compartilhar experiências exitosas de promoção da saúde!

Sugestões e comentários podem ser enviados para elosdasaude@gmail.com
Acompanhe também a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/paginaelosdasaude

ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2013

rap-demonstraEnfrentamento da violência de gênero – Em março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o RAP da Saúde promoveu uma ação no centro da cidade sobre o enfrentamento da violência de gênero. A equipe, sempre animada, ocupou o movimentado Largo da Carioca e o seu entorno, distribuindo materiais e conversando com quem passava sobre temas como direitos da mulher, as diversas formas de violência e a promoção da saúde.

troca de ideiasCafé com Ideias: Intersetorialidade para Promoção da Saúde – Em maio, o Comitê Vida promoveu mais uma edição do Café com Ideias, que reúne colaboradores e parceiros para troca de ideias e experiências sobre temas estratégicos em sua área de atuação. No encontro, foram debatidos o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, realizado em junho, e o Mês de Valorização da Paternidade, em agosto.

laço da gentileza no namoroNamoro Saudável – Promovido em junho, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro é uma iniciativa para a valorização do cuidado e da gentileza nas relações amorosas, na perspectiva de que namoro saudável é namoro sem violência: quem ama cuida, confia, respeita e conversa. A mobilização envolve unidades de saúde, escolas e outros parceiros da promoção da saúde em atividades que buscam proporcionar reflexões sobre o tema. Este ano, o RAP da Saúde promoveu diversas atividades sobre o tema, em parceria com unidades de saúde, escolas e outros espaços de promoção da saúde. Confira!

Saiba mais sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro
Acesse nossa biblioteca sobre namoro saudável
Acesse nossa videoteca sobre namoro saudável

leitura-criancas-lendo-ilustracaoCinco anos de contação de histórias na Maré – Em maio de 2013, a Contação de Histórias da Maré completou 5 anos de muita alegria e diversão. Durante essa trajetória, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos vêm experimentando, na prática, a interface entre cultura e saúde. A contação de histórias da Maré acontece toda quinta-feira, das 15h às 16h, na Sala Encantada do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso (Rua Gerson Ferreira, 100, Complexo da Maré).

Mês de Valorização da PaternidadeMês de Valorização da Paternidade – Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade propõe a reflexão sobre o papel do pai no cuidado com seus filhos e a valorização da participação do homem em todo o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, desde a gestação. No dia 1º de agosto houve o lançamento do vídeo O pai está!, produzido pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde). Ao longo do mês, outras ações comemorativas aconteceram em toda a cidade. Entre elas, o I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS, com a apresentação de experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da valorização da paternidade.

Saiba mais sobre o Mês de Valorização da Paternidade
Acesse nossa biblioteca sobre paternidade
Acesse nossa videoteca sobre paternidade
Saiba como foi o I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS

20130825_112901Valorização da Primeira Infância no Parque Madureira – No dia 25 de agosto de 2013, um domingo, o Parque Madureira se transformou em um grande parque de diversões para bebês e crianças com até seis anos de idade. Shows da cantora e compositora Bia Bedran, do artista Zezuca e de integrantes do grande Circo do Marcos Frota animaram a criançada durante toda a manhã, além de brincadeiras como pula-pula, piscina de bolas, cama elástica. O evento marcou a abertura oficial da 3ª Semana do Bebê Carioca e da 2ª Semana da Educação Infantil, promovidas pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outras instituições. Mais de duas mil pessoas participaram da festa, dentre profissionais de saúde e educação; adolescentes e jovens do RAP da Saúde; e bebês, crianças, pais, mães e demais familiares.

protagonismo juvenilProtagonismo juvenil nas políticas de educação – Durante a 2ª Conferência Estadual de Educação do Rio de Janeiro, realizada de 27 a 29 de setembro, quatro membros da equipe Sulacap do RAP da Saúde foram eleitos para representar o segmento Estudantes da Educação Básica Pública na  Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A jovem ouvinte Luana Fernandes, de 17 anos, e o jovem surdo Leonardo Ramos, de 16 anos, são os delegados estaduais do Rio de Janeiro para o segmento e Ricardo Iório e Larissa Ferreira, ambos de 17 anos, os suplentes.

lac3a7o-rosaOutubro Rosa – Todos os anos, o mês de outubro se veste de rosa em alusão à prevenção do câncer de mama e à promoção da saúde das mulheres. Como parte da campanha, no dia 02 de outubro, profissionais de saúde da CAP 2.1 e jovens e adolescentes do RAP da Saúde promoveram uma ação para conscientização sobre o câncer de mama na estação do bondinho do Cosme Velho, onde milhares de pessoas circulam todos os dias para visitar o Cristo Redentor. A equipe abordou temas relacionados a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, prevenção e cessação do tabagismo e promoção da alimentação saudável.

juventude-vivaJuventude em ação – Em agosto de 2013, comemoramos a sanção do Estatuto da Juventude – o primeiro marco legal para a agenda pública deste segmento populacional. No Rio de Janeiro, o tema foi debatido durante o Fórum Juventude Viva, que em novembro reuniu diversos setores da sociedade promover a reflexão e traçar estratégias para a implantação do plano na cidade. Nesta entrevista, o consultor em Políticas Públicas para as Juventudes, Fransérgio Goulart, coordenador técnico do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e  conselheiro nacional de Juventude, conta como as Juventudes vêm conquistando cada vez mais espaço nos fóruns políticos e na ação direta sobre a prevenção e controle de vulnerabilidades.

fita_aidsDia Mundial de Luta contra a Aids – Em dezembro de 2013, o RAP da Saúde esteve presente no Parque Madureira com atividades lúdicas e informativas para prevenção do HIV/Aids e para a redução do estigma e do preconceito que envolvem a doença. O evento contou com 12 tendas de promoção da saúde, com testagem gratuita para HIV e sífilis, com aconselhamento, e  vacinação contra hepatite B. Também foram realizadas ações educativas sobre tabagismo e tuberculose e práticas integrativas em saúde, dentre outras atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s