DICAS PARA UM VERÃO SAUDÁVEL

7 jan

O verão costuma ser uma estação de muito lazer e diversão, mas é sempre bom tomar alguns cuidados para evitar possíveis transtornos que podem chegar com as altas temperaturas e prejudicar as férias.

Veja como garantir um verão saudável!

águaHidrate-se!
Com o forte calor da estação, o nosso corpo sofre uma maior perda de água e de sais, por causa da transpiração.  Por isso, é importante estar atento aos riscos de desidratação. Beba uma quantidade maior de líquidos, acima de dois litros por dia. Prefira água fresca, água de coco ou sucos, em vez de refrigerantes e bebidas gaseificadas. Os sucos naturais são uma ótima opção, já que contribuem com a reposição de vitaminas e sais minerais. Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar, que intensificam a perda de líquidos.

Outra dica para o verão é usar roupas mais larguinhas e de tecidos leves, como o algodão. As cores claras são as mais indicadas. Chapéus e óculos escuros também são fundamentais. Opte por óculos com proteção ultravioleta, para proteger-se de queimaduras na córnea e na retina, que podem causar lesões irreversíveis.

protetor solarCuidados com a pele

O verão e as horas a mais de exposição ao sol exigem um cuidado redobrado com a pele. A maior preocupação costuma ser com a prevenção do câncer de pele, mas a estação oferece outros riscos à saúde, como a ocorrência de queimaduras solares, que podem desencadear inflamações e febres. Se isso acontecer, procure um serviço de saúde.

Para se prevenir, use filtro solar UVA e UVB todos os dias, mesmo quando estiver nublado.  Prefira as sombras e não fique muito tempo sob o sol e evite os horários de incidência mais intensa de raios ultravioletas, das 10h às 16h. Se ainda assim a pele ficar muito vermelha, abuse do hidratante, prefira banhos com água fria e dê um tempo para a sua pele se recuperar. Veja dicas sobre filtros solares. 

As brotoejas se tornam mais comuns no verão. Embora sejam mais recorrentes em crianças, também podem pegar adultos de surpresa. A ocorrência de brotoejas está relacionada à secreção das glândulas sudoríparas e, por isso, elas costumam surgir  como resultado do calor e do excesso de transpiração. A principal ação para tratar as brotoejas é arejar a área lesionada. O ar condicionado é um grande aliado. Veja como fazer um ar condicionado caseiro com uma garrafa pet. 

 

sucosAlimentação

O verão pede uma alimentação leve, rica em frutas, legumes e verduras. O melhor é optar por comer pequenas porções várias vezes ao dia e não exagerar em uma única refeição. Carnes grelhadas e saladas são uma ótima escolha de cardápio. As saladas cruas são excelentes e podem ser temperadas com azeite, vinagre e limão.

Evite alimentos com maionese, que por ter ovos crus pode ser foco de contaminação de bactérias, especialmente no calor. Frutas e sucos naturais são sempre recomendáveis. Aposte nas opções com vitamina C, como acerola, limão, maracujá, laranja e morango,  que têm propriedades antioxidantes e fazem  bem à pele.  Para ajudar em um bronzeado bonito e saudável, consuma alimentos com betacaroteno, como cenoura, abóbora, damasco, laranja, mamão, manga e pêssego.

Com as altas temperaturas, todo cuidado é pouco na hora de conservar e preparar os alimentos. Mantenha-os refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios, porque o calor pode acelerar a degradação e a proliferação de bactérias e fungos. Veja mais dicas sobre alimentação saudável no blog do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD).

Confira também o livro 33 Surpresas Incríveis – Receitas Saudáveis de Aproveitamento Integral de Frutas, Legumes e Verduras, com dicas de alimentação e higienização e conservação de alimentos.

criança boiaCuidado redobrado com as crianças

Todos os cuidados com a pele, com a hidratação e com a alimentação merecem ser redobrados com as crianças, mais suscetíveis do que os adultos a queimaduras, à insolação e à desidratação.

Nessa estação de muitas brincadeiras, sobretudo dentro d’água, é preciso ficar bem atento à segurança dos pequenos. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos são a segunda causa de morte de crianças de 1 a 9 anos no Brasil; por isso, é indispensável a presença de um adulto supervisionando as atividades no mar ou nas piscinas.

Use sempre  boias compatíveis com o peso e a idade da criança. Em caso de irritação nos olhos, lave-os com água fria, depois de fervida. Se a irritação persistir, procure o serviço de saúde. Os protetores auriculares também podem ser uma boa opção, para evitar que a água entre nos ouvidos. É bom lembrar que a permanência excessiva das crianças na água pode ocasionar infecções de pele, otites, conjuntivites, diarreias agudas, problemas respiratórios, entre outros. Em caso de sintomas, procure o serviço de saúde.

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Uma resposta to “DICAS PARA UM VERÃO SAUDÁVEL”

  1. yogaemcasa.net 04/02/2014 às 04:45 #

    boas dicas! namaste

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