BIBLIOTECA: Guia de Educação Integral em Sexualidade entre Jovens

21 jan

cá entre nós
Você já ouviu falar em Segurança Humana? A Segurança Humana vai muito além dos policiais ou das grades que cercam os edifícios. Ela é compreendida como um conceito mais amplo, que envolve, por exemplo, proteger a liberdade e a dignidade de todos, incluindo os jovens. Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo criou, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Projeto Segurança Humana (PSH). Desde 2008, a iniciativa atua em várias escolas da Zona Leste da cidade de São Paulo, promovendo conversas entre adolescentes e jovens sobre seus direitos e incentivando que estes grupos possam tomar decisões de forma consciente e autônoma.

A proposta é abordar temas que podem causar insegurança, e muitas vezes, vergonha, em muita gente.  Afinal, sabe-se que, na adolescência, tudo pode virar motivo para a gozação entre os companheiros, sobretudo em relação àqueles que são considerados diferentes da maioria.  Por conta das diferenças, muitos meninos e meninas sofrem algum tipo violência, que pode não ser física, mas que humilha, que discrimina, que ameaça. A estratégia usada pelo PSH, portanto, foi a de abordar esses temas considerados espinhosos de forma natural, como os jovens já fazem:  por meio de conversas, do jornal mural da escola, de histórias em quadrinhos e redes sociais da internet.

sexualidade
A experiência ao longo desses anos foi registrada no livro Cá entre nós: Guia de Educação Integral em Sexualidade entre Jovens, de Silvani Arruda e Vânia Correia. Com um texto dinâmico e muitas ilustrações, o guia é capaz de atrair até mesmo os jovens que ainda não desenvolveram o hábito da leitura. O conteúdo é apresentado em 10 módulos, que podem ser lidos na ordem que o leitor achar mais interessante. A publicação contempla temas como os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), questões de gênero, sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bullying, homossexualidade e muitos outros.

Ao longo de cada módulo, são mostrados alguns relatos de jovens em relação ao tema tratado, curiosidades históricas, dicas de filmes sobre o assunto, propostas para rodas de conversas, oficinas, jogos e outras metodologias participativas. Há ainda uma seção em que se apresentam os mitos que envolvem esses temas, ao lado de uma explicação que os esclarecem.  Mas o maior mérito do guia é o de não oferecer respostas fechadas, preferindo sempre incentivar o debate, a reflexão e o desejo de aprender mais e de se conhecer cada vez melhor.

— Baixe o livro Cá entre nós: Guia de Educação Integral em Sexualidade entre Jovens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s