CARNAVAL: folia e saúde!

25 fev

CARNAVAL

O Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Mas a folia também exige cuidados: o sol forte, as temperaturas altas e as muitas horas de samba no pé demandam uma atenção extra com a alimentação, a hidratação e o uso de protetor solar.

Veja algumas dicas para aproveitar a festa sem descuidar da saúde:

– Capriche no uso do protetor solar! O ideal é escolher um produto à prova d’água e com fator de proteção alto. Chapéus e bonés também são boas pedidas para se proteger do sol.

– A fantasia é um quesito muito importante da festa! Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais, como o algodão, que permitem a transpiração da pele. Tecidos sintéticos esquentam demais e podem atrapalhar a brincadeira.

– O cuidado com crianças e idosos merece atenção redobrada. Ofereça a eles muita água e, quando possível, sucos naturais e água de coco. Crianças e idosos costumam sentir menos sede, por isso é importante estimulá-los a ingerir líquidos com frequência.

– Um adulto em atividade regular deve beber, pelo menos, dois litros de água por dia. No Carnaval, as altas temperaturas e o aumento da atividade física e do suor pedem que a ingestão de água seja ainda maior. Por isso, capriche na hidratação!

– Lembre-se que as bebidas alcoólicas tendem a desidratar o corpo. Os refrigerantes e sucos industrializados também não são as opções mais apropriadas na hora de hidratar-se. Prefira água, sucos naturais e água de coco.

– Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de maneira rápida. Aproveite!

– Alimente-se antes de cair na folia. Prefira refeições leves, à base de frutas, legumes e verduras, que têm grande quantidade de água. Frutas ricas em potássio e vitamina C – como banana, mamão, maça e melão – são essenciais para o trabalho muscular. Já a melancia garante a energia e a hidratação.

– Coma também alimentos ricos em carboidratos, como cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo durante toda a folia.

– Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

– Cuidado com o sal. Nesse período em que é preciso caprichar na hidratação, o mais recomendável é reduzir a quantidade de sal na comida.

– Não pule refeições nem fique sem comer. O ideal é se alimentar a cada três horas.

– Comer na rua, só com bom senso!  Observe as condições de higiene do local e veja se os alimentos estão sob refrigeração e na validade.
Fonte: Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD)

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