DEU CERTO! “Hotel da Loucura” apresenta intensa produção cultural

12 mar

hote da loucuraAo entrar no Hotel da Loucura, o colorido intenso das pa­redes desenhadas pelos pacientes do Instituto Municipal Nise da Silveira salta à vista e nos guia pelo caminho do inconsciente próprio do Hotel e das pessoas que ali cir­culam.  As frases pintadas libertam a alma e celebram a igualdade entre quem cuida e quem é cuidado. Ali, todos podem curar e ser curados. A terapia é coletiva por meio da expressão, da fala, da dança e, principalmente, do teatro.

Logo na entrada, passamos pela boutique da artista re­sidente do hotel Jeane Cardoso. Meticulosa com os seus pertences, ela passa o dia tomando conta e arrumando as estantes da loja. É dessa forma que “se organiza interna­mente”. Vitor Pordeus, médico, ator e um dos fundadores da hospedaria, explica que o objetivo do Hotel da Loucura (também conhecido como Madness Hotel) é dar voz aos usuários por meio de teatro, música e diversas formas de expressão, e tirá-lo da posição de expectadores para pro­tagonistas de suas histórias. Como Jeane Cardoso e sua lo­jinha. O foco do trabalho é a relação entre arte e medicina.

Para isso, o Hotel oferece uma agenda repleta de atividades culturais e artísticas que promovem a reapropriação do discurso, da expressão por meio da arte e da comunicação coletiva. Há ofici­nas de teatro do grupo “Todo mundo é ator”, de música, artes plásticas e artesanato. Entre uma oficina e outra, ainda há os ensaios diários das peças que o grupo apresenta pelos palcos afora, já tendo percorrido algumas cidades brasileiras.

Atualmente, estão em cartaz com a peça “Lou­cura sim, mas tem seu método”, às quartas-feiras, no Arpoardor. As oficinas de teatro ocorrem às terças e quintas-feiras, de 17h as 19h. Os atores, em clima de teatro mambembe, viajaram por cidades como São Paulo, Brasília, Petrópolis e Búzios. A casa conta com o Sarau Tropicaos, do coletivo cultural Norte Comum e o Cine Sol, produzido pela TV Caiçara.

hotel da loucura 2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SMS-RJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s