PÁSCOA SAUDÁVEL E DIVERTIDA

16 abr

O feriado da Páscoa é uma excelente oportunidade para reunir a família de forma saudável e divertida. Aproveite a data para estimular a criatividade das crianças e estreitar ainda mais os vínculos familiares.

Brincadeiras

ovo_crayonUma atividade tradicional para as crianças, na Páscoa, é a pintura de ovos. Ovos de galinha são usados como telas de pintura, onde as crianças podem manifestar livremente sua criatividade e abusar das tintas coloridas. Depois de enfeitados , os ovos podem ser entregues como presentes aos familiares. Para evitar sujeira, o melhor é trabalhar com ovos cozidos.

A corrida do ovo é bem conhecida por quem já foi criança. Nela, os participantes apostam uma corrida equilibrando, com a boca, uma colher com um ovo. Quem chegar na frente pode ser o primeiro da turma a ganhar uma lembrancinha de Páscoa. Mas o importante é que todos sejam contemplados com as lembrancinhas, afinal, o que vale é participar do jogo e se divertir!

Há, ainda, a clássica caça aos ovos de Páscoa, em que pais escondem os ovos de chocolate pela casa ou quintal, sem que as crianças percebam. Para alimentar o imaginário infantil, pegadas de coelho criadas com talco e cenouras roídas podem dar pistas de onde estão escondidas as guloseimas.

O momento de união e diversão também pode ser aproveitado para lembrar a história da família, suas origens e parentes mais antigos, reforçando os laços e vínculos entre todos.

Diversão também na hora de comer!

Com criatividade, é possível preparar comidas saudáveis e atraentes paraEaster-Bunny-Pancakes as crianças, com a temática da Páscoa. Pode-se, por exemplo, moldar a comida no formato dos coelhinhos e usar ingredientes para compor olhos, nariz, bigodes e boca. Pedir a ajuda das crianças na hora de criar os pratos decorados e conversar com elas sobre os ingredientes escolhidos é uma boa pedida para abordar o tema da alimentação saudável. Além de aproximar a criança deste universo, a atividade estimula a criatividade e estreita a interação entre pais e filhos.

Chocolates: faça a escolha certa 

Na Páscoa é praticamente impossível escapar dos chocolates. Para os pais mais preocupados com o consumo do doce, a boa notícia é que o chocolate pode ser considerado um alimento saudável. Mas é bom lembrar que o seu consumo exige cuidados e moderação.

O cacau traz muitos benefícios à saúde. O alimento é rico em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis por desencadear diversas doenças.  Além disso, é um importante estimulante para a produção de serotonina, libera endorfinas e eleva a disposição mental. Por isso, o cacau pode ser considerado um aliado para reforçar a sensação de bem-estar, reduzir a ansiedade e alguns sintomas de depressão.

Portanto, na hora de escolher o chocolate da Páscoa, prefira aqueles que imagestêm uma maior concentração de cacau. Os chocolates amargo ou o meio amargo são os mais indicados, na medida em que contém menos açúcar, menos leite e cacau mais puro, com concentração de pelo menos 70%. Já o chocolate ao leite, mais comum no formato de ovo de Páscoa, tem um teor mais baixo de cacau (entre 36% e 46%) e mais açúcar, leite, gordura e leite condensadpo. Consequentemente, essa opção mais doce e preferida por grande parte das crianças perde em nutrientes e ganha em calorias.

Apesar das desvantagens do chocolate ao leite, quem ganha o título de vilão da Páscoa é o chocolate branco. Neste caso, a concentração de cacau é zero, e perdem-se todas as vantagens do consumo desse fruto para a saúde. Além disso, a quantidade de gordura na mistura é maior em comparação ao chocolate amargo ou ao chocolate ao leite, contribuindo para o ganho de peso e para o aumento no nível de colesterol.

Há, ainda, os ovos de Páscoa especiais, nas versões diet, light, sem lactose, sem glúten, de soja. São alternativas para quem precisa seguir uma dieta específica, como pessoas com intolerância ou alergia ao leite e derivados, celíacos e diabéticos. Nestes casos, o consumo de chocolate deve ser orientado por um médico ou nutricionista.

Qualquer que seja a escolha do chocolate de Páscoa, o importante é que ele seja consumido com moderação, em pequenas porções e preferencialmente nos lanches da manhã e da tarde. É recomendável, também, a prática de atividades físicas, que ajudarão a queimar a energia a mais ingerida com as guloseimas.

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