AGENDA DA PROMOÇĀO DA SAÚDE: 17 a 23 de maio

16 maio

postal da saúde: gentileza no namoroCAFÉ COM GENTILEZA
Junho, Mês dos Namorados, está chegando.  Com o objetivo de levantar propostas de atividades para o Mês de Promoção da Gentileza no Namoro, a Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promove mais uma edição do Café com Gentileza. A atividade se baseia na metodologia World Café e consiste em um processo de conversação que valoriza os diferentes  pontos de vista. A proposta é proporcionar um diálogo colaborativo  e criar possibilidades inovadoras de ação. O encontro será realizado na quinta-feira, dia 22 de maio, de 14h às 16h30, na capela da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna 108, Tijuca). O evento é aberto à participação de todos os interessados e as inscrições devem ser feitas pelo email gentilezanonamoro@gmail.com. Lembre como foi o Café com Ideias sobre namoro saudável e valorização da paternidade, no ano passado.

fita_aidsBINGO SOLIDÁRIO
O Bingo Solidário do Grupo Pela Vidda RJ acontece neste domingo, dia 18 de maio, às 18h, no Anexo Lounge Bar by Luis (Rua Mem de Sá, 120, anexo, Lapa). O evento promove um minibazar, além de Babadão da Solidariedade”, com drag queens e strippers. O encontro também será oportunidade para comemorar os 25 anos de luta do Grupo Pela Vidda RJ e para dar as boas vindas a Lorna Washington. Estão todos convidados!

postal da saúde: saúde mentalSAÚDE MENTAL E ARTE
Está em cartaz até domingo, dia 18, na estação Carioca do Metrô Rio a mostra O Maluco Sou Eu?, que expõe trabalhos dos artistas e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria do Socorro Santos, na Rocinha. A exposição conta com quadros produzidos nas oficinas terapêuticas da unidade de saúde durante os últimos três anos. O evento é organizado em parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Viva Rio. A mostra O Maluco Sou Eu? também presta homenagem à pintora que dá nome ao CAPS da Rocinha. Além de artista plástica, Maria do Socorro Santos (1953-2005) destacou-se como uma das principais militantes da Luta Antimanicomial, movimento ocorrido na década de 80 que impulsionou uma série de mudanças nas políticas públicas de saúde mental.

cultura da pazPREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS
Estão abertas até 23 de maio as inscrições para o curso de atualização Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Realizado na modalidade a distância, o curso busca propiciar o  desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência, auxiliando-os na identificação do impacto  social e na adesão a uma atitude e/ou postura acolhedora frente às pessoas que vivenciam situações de violência, fomentando, ainda, o crescimento do poder de reflexão e atuação por meio de medidas de prevenção à violência e de articulação de redes de proteção. Conheça o edital e saiba como se inscrever.

 

Deixe um comentário