BIBLIOTECA: livro aborda situação de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento

9 jul

Como vivem as crianças e adolescentes brasileiros que estão em serviços de acolhimento? Como as coordenações e equipes técnicas desses espaços estão preparadas para lidar com esta população? Qual deve ser o rumo das políticas públicas para crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidades?

a familia, tarsila do amaral

Essas são algumas das questões investigadas por uma pesquisa do Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da Fiocruz (Claves), que acaba de virar livro. IntituladaLevantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento, a publicação vai subsidiar o planejamento de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome referentes ao Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

A pesquisa foi desenvolvida em duas fases. A etapa quantitativa traçou o perfil dos serviços de acolhimento do país, de seus coordenadores e equipe técnica e das crianças e adolescentes acolhidos nesses serviços. A etapa qualitativa aprofundou a compreensão sobre os aspectos cotidianos desses serviços, suas ações e interlocuções com a rede de apoio. O levantamento foi concluído em 2011 e identificou 2.624 serviços de acolhimento institucional e 144 programas de família acolhedora, onde estavam assistidas mais de 36 mil crianças e quase mil adolescentes.

Um dos resultados aponta que maioria das crianças e adolescentes brasileiros que vivem em serviços de acolhimento – 78,1% – não tem trajetória de rua. E a maior parte da população infanto-juvenil acolhida – 86,3% – está vinculada a algum procedimento administrativo junto à Justiça da Infância e Juventude. Segundo o estudo, a principal razão do desligamento de crianças e adolescentes destes serviços é o retorno à família de origem e, em segundo lugar, a adoção por outra família brasileira. Veja mais resultados da pesquisa nesta apresentação da Fiocruz.

O projeto contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

O livro Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento está disponível para consulta no Claves. Mais informações: (21) 2290.0387 | claves@claves.fiocruz.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s