DEU CERTO! Academia Carioca ajuda pacientes a controlarem o colesterol

7 ago

Academia Carioca da SaúdeEsta sexta-feira, 08 de agosto, é Dia Nacional de Combate ao Colesterol, uma data para lembrar a todos sobre a importância de implantar hábitos saudáveis na rotina, aliando a diminuição de gorduras na alimentação e a prática de exercícios físicos. No município do Rio de Janeiro, programas como o Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ajudam os usuários a cultivarem esses hábitos e a manterem o colesterol sob controle.

O programa está presente em 176 clínicas da família e centros municipais de saúde, espalhados pelas 10 Áreas de Planejamento da cidade, e até o fim de 2015 estará presente em todas as unidades de Atenção Primária. São ofertadas atividades como ginástica, exercícios laborais e em aparelhos, alongamento, caminhada, dança de salão, capoeira, entre outras, sempre integradas ao trabalho das equipes de saúde.

Atualmente 56 mil usuários estão cadastrados na Academia Carioca em várias regiões da cidade, dos quais 13% (cerca de 7,3 mil pessoas) participam das atividades físicas como complementação ao tratamento para controlar as taxas de colesterol. Desses, 2% (145) já conseguiram abandonar a medicação por conta da programação de atividades físicas com o acompanhamento de profissionais capacitados.

Com a prática regular de atividade física, usuários da Academia Carioca já conseguiram reduzir ou eliminar a medicação para controle do colesterol

Com a prática regular de atividade física, usuários da Academia Carioca já conseguiram reduzir ou eliminar a medicação para controle do colesterol

O Programa Academia Carioca funciona desde 2009 como um espaço de promoção da saúde, através da inserção da atividade física regular na rotina dos usuários das unidades de Atenção Primária. Profissionais especializados em educação física trabalham com foco na redução de doenças crônicas não transmissíveis e de agravos à saúde.

Para participar do programa, o usuário deve comparecer a uma das unidades contempladas e solicitar o cadastramento. As academias são equipadas com cerca de dez aparelhos, para a melhoria da capacidade muscular e aeróbica. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais.

Informações sobre as unidades de saúde contempladas com o Programa Academia Carioca podem ser obtidas pelo telefone 1746.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s