AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 09 a 15 de agosto

8 ago


postal da saúde: paternidadePATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
As interfaces entre masculinidades, paternidades e práticas de cuidado e as boas práticas de valorização da paternidade no Sistema Único de Saúde (SUS) estão em pauta na próxima semana, durante o VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado. O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca, vai reunir profissionais e gestores de saúde, educadores e outros parceiros para discutir formas de implementar e aprimorar políticas públicas em favor da valorização da paternidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Promundo e o Comitê Vida, o evento integra a programação do Mês de Valorização da Paternidade, comemorado em agosto.

Na quarta-feira, dia 13, a programação traz os painéis Masculinidades, Paternidades e Práticas de Cuidado, Boas Práticas de Valorização da Paternidade e Intervenção Cultural. O credenciamento será feito de 8h30 às 9h e o encerramento será às 18h, com o coquetel de lançamento do Manual para o Exercício da Paternidade e do Cuidado, do Programa P do Instituto Promundo. Na quinta-feira, dia 14, serão realizadas cinco oficinas simultâneas, de 14h às 17h: Unidade Básica Parceira do Pai; Maternidade Parceira do Pai; Paternidades e Diversidades; Juventude, Saúde Sexual e Reprodutiva e Paternidade; e Masculinidades, Paternidades e Formação. Faça a sua inscrição para o VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado.

logomarca_sus_ic166CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O SUS
O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) 2014 recebe propostas até sábado, 10 de agosto. O concurso visa estimular a produção científica voltada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e a incorporação deste conhecimento pelos serviços de saúde. Podem concorrer teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos publicados em revistas científicas indexadas e monografias de cursos de especialização ou de residência médica. A premiação varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com a categoria. Confira o regulamento e saiba como se inscrever.

cultura da pazVIOLÊNCIA E SAÚDE
Estão abertas até 15 de agosto, sexta-feira, a inscrições para o curso a distância Impactos da Violência na Saúde, coordenado pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). São oferecidas 540 vagas para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre gestores e profissionais de saúde. O objetivo é propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde, de forma a auxiliá-los na atitude e/ou postura frente às pessoas que vivenciam situações de violência,fomentando ainda o crescimento do poder de reflexão sobre as melhores medidas de vigilância, prevenção, atendimento das vítimas e gerenciamento de ações. Veja o edital completo do curso Impactos da Violência na Saúde.

yoga para terceira idadeYOGA NA ROCINHA
Às terças, quartas e quintas-feiras, a Biblioteca Parque da Rocinha recebe o projeto Yoga na Laje. Criado em 2012, o programa tem por objetivo levar a prática do yoga às comunidades pacificadas da cidade. Na terça, as aulas acontecem em dois horários, às 10h e às 18h. Na quarta e na quinta, acontecem apenas no turno da noite.  A atividade é gratuita. A Biblioteca Parque da Rocinha fica na Estrada da Gávea, nº 454. Acompanhe a página no projeto Yoga na Laje no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s